Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21948
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Maria José dos-
dc.date.accessioned2017-02-10T19:46:46Z-
dc.date.available2017-02-10T19:46:46Z-
dc.date.issued2016-08-24-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria José dos. Sociabilidades: deslocamentos em fluxos nos usos de tecnologias digitais por alunos de duas escolas públicas de São Luís (MA). 2016. 197f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21948-
dc.description.abstractWe studied the relationships in this research between technologies and news forms of sociabilities understood uses of digital technologies (TDs) by fourteen students of two State public schools of the city of São Luis – MA. We assumed that the students to use News Information and Communication Technologies (TIC) in school space produce digital sociabilities that can causes shifts socialization process. We have as main objective understand assigned meaning for public school students in the terms of information and communication technologies in the school space. We use as main reference unit interviews conducted and interpreted by means of the methodology of the Comprehensive Interview. We take the word while the subject concrete act as analysis unit the richness of meanings that word has. The meanings revealed in the process of listening and analysis of date confirmed the initial assumption developed in course of the construction of the search object. We tried this study contribute to the research on technologies and social arrangements and relationship school students and digital technologies in the context of the school and their daily lives.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSociabilidades digitaispt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectSocialização escolarpt_BR
dc.subjectSentidospt_BR
dc.titleSociabilidades: deslocamentos em fluxos nos usos de tecnologias digitais por alunos de duas escolas públicas de São Luís (MA)pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.referees1Ferreira, Adir Luiz-
dc.contributor.referees1IDpt_BR
dc.contributor.referees2Sanzs, Cláudia Guilmar Linhares-
dc.contributor.referees2IDpt_BR
dc.contributor.referees3Mendes, Marcilia Luzia Gomes da Costa-
dc.contributor.referees3IDpt_BR
dc.contributor.referees4Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de-
dc.contributor.referees4IDpt_BR
dc.contributor.referees5Pretto, Nelson de Luca-
dc.contributor.referees5IDpt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa, temos como objeto de estudo as relações entre tecnologias digitais e novas formas de sociabilidades compreendidas nos usos de tecnologias digitais (TDs) por quatorze alunos de duas escolas públicas estaduais do município de São Luís-MA. Partimos do pressuposto que os alunos, ao usarem as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no espaço escolar produzem sociabilidades digitais que podem provocar deslocamentos nos processos de socialização escolar. Nosso objetivo é compreender os sentidos atribuídos por alunos da escola pública quanto as tecnologias da informação e comunicação no espaço escolar. Utilizamos como unidade principal de referência entrevistas realizadas e interpretadas por meio da metodologia da Entrevista Compreensiva. Apropriamo-nos da palavra enquanto ato concreto do sujeito como unidade de análise, pela riqueza de sentidos que ela carrega. Os sentidos apreendidos no processo de escuta e análise dos dados confirmaram o pressuposto inicial elaborado no processo de construção do objeto da pesquisa. Tentamos com este estudo contribuir para o conjunto de pesquisas sobre tecnologias e sociabilidades, e ainda sobre a relação escola, alunos e tecnologias digitais no contexto da escola e seu cotidiano.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.referees6Silva, Rosalia de Fátima e-
dc.contributor.referees6IDpt_BR
Aparece nas coleções:PPGED - Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SociabilidadesDeslocamentosFluxos_Santos_2016.pdf2,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.