Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22090
Título: Ensino da bioquímica por meio de uma rede social educacional para alunos do ensino médio
Autor(es): Barbosa, João Batista Nóbrega
Palavras-chave: TIC;Edmodo;E-learning;Ambiente virtual de aprendizagem;Ensino de biologia
Data do documento: 29-Jun-2016
Citação: BARBOSA, João Batista Nóbrega. Ensino da bioquímica por meio de uma rede social educacional para alunos do ensino médio. 2016. 130f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: The technology and its various aspects are made increasingly present in the daily life of a society. One of the main features that the human being as a species developed throughout evolution is the ability to communicate. As a field of knowledge, ICT (information and communication technology) have transformed the way we interact with information and how we build knowledge. Faced with a changing perspective technology has been used frequently in the school environment. The development of virtual learning environments is presented as an important tool to the teacher in the exercise of their profession. However, the difficulties attributed to the teacher beyond the idea that the uses of technology can correct the mistakes of the teaching-learning process. In the field of biology, the student body has great difficulty understanding the concepts that require an understanding at the molecular level and its application in daily life, these conceptual characteristics can be identified within the biochemical content. The research was conducted with students from high school to a private school in Parnamirim municipality in Rio Grande do Norte. The research has as its central focus, assess the contribution of the use of educational social network Edmodo in the teaching of biochemistry concepts. To meet the objectives proposed in this study, the methodological approach consisted of four stages developed in the classroom and virtual learning environment (Edmodo). The results indicate a low level of conceptual understanding when the contents are covered in the classroom in the traditional way. With the use of audiovisual tools in the form of documentaries and ICTs in the form of virtual learning environments (Edmodo) the result of the students was positive in the conceptual understanding and the development of new social cognitive skills. The construction of social relationships in virtual learning environments indicate new perspectives evaluation for the teacher. The possibilities of use for improvement in special education-learning process in biology appear quite promising and subareas to be explored, whereas the teacher mediate the construction of an environment conducive to new findings by the students.
metadata.dc.description.resumo: A tecnologia e seus variados aspectos se fazem cada vez mais presente no cotidiano de uma sociedade. Uma das principais características que o ser humano enquanto espécie desenvolveu ao longo da evolução é a capacidade de comunicar-se. Como área de conhecimento, as TICs (tecnologia da informação e comunicação) têm transformado a forma como nos relacionamos com as informações e a maneira como construímos o conhecimento. Diante de uma perspectiva transformadora a tecnologia tem sido utilizada com frequência no ambiente escolar. O desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem apresenta-se como ferramentas auxiliares ao professor no exercício de sua profissão. Entretanto, as dificuldades imputadas ao professor ultrapassam a ideia de que os usos de tecnologias podem corrigir os erros do processo ensino-aprendizagem. No campo da Biologia, o alunado apresenta grande dificuldade em compreender os conceitos que exigem um entendimento a nível molecular e sua aplicabilidade no cotidiano, estas características conceituais podem ser identificadas dentro dos conteúdos da bioquímica. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do Ensino médio de uma escola particular do município de Parnamirim no Rio Grande do Norte. A pesquisa tem como foco central, avaliar a contribuição do uso da rede social educacional Edmodo no ensino de conceitos da bioquímica. Para atender aos objetivos propostos neste estudo, o percurso metodológico foi composto por quatro etapas desenvolvidas em sala de aula e no ambiente virtual de aprendizagem (EDMODO). Durante o percurso metodológico recorreu-se ao programa UCINET para análise da rede social e o MAXQDA para análise de conteúdo. Os resultados indicam um baixo nível de compreensão conceitual quando os conteúdos são abordados em sala de aula de maneira tradicional. Com a utilização de ferramentas audiovisuais na forma de documentários e as TICs na forma de ambientes virtuais de aprendizagem (EDMODO) o resultado do alunado mostrou-se positivo no entendimento conceitual e no desenvolvimento de novas habilidades sócio cognitivas. As construções das relações sociais em ambientes virtuais de aprendizagem indicam novas perspectivas de avaliação para o professor. As possibilidades do uso para melhoria do processo ensino-aprendizagem em especial na Biologia se mostram bastante promissores e com subáreas à serem exploradas, cabendo ao professor intermediar a construção de um ambiente propício à novas descobertas por parte do alunado.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22090
Aparece nas coleções:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoaoBatistaNobregaBarbosa_DISSERT.pdf3,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.