Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22140
Título: Análise da incidência de infecção hospitalar em função dos custos dos materiais consumidos na sua prevenção: um estudo no Hospital de Pediatria da UFRN
Autor(es): Dantas, Claudio Bezerra
Palavras-chave: Infecção Hospitalar;Custos da prevenção;Hospital Universitário
Data do documento: Jul-2010
Citação: DANTAS, C. B.. Análise da incidência de infecção hospitalar em função dos custos dos materiais consumidos na sua prevenção: um estudo no Hospital de Pediatria da UFRN. In: CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 10., 2010, São Paulo - SP. Anais eletrônico... São Paulo: Êxito Editora, 2010. p. 75-75. Disponível em:<http://www.congressousp.fipecafi.org/anais/artigos102010/576.pdf>. Acesso em: 06 ma. 2017.
metadata.dc.description.resumo: As infecções hospitalares são consideradas agravos que acometem o paciente após admissão em um hospital e seu tratamento custa caro. Estas infecções são consideradas como importantes fatores de complicação no tratamento de pacientes internados em hospital, pois além de causar mais sofrimento para o paciente e sua família, contribuem para o aumento das taxas de morbidade, mortalidade e tempo de permanência no hospital, como também dos elevados custos no tratamento pós infecção. Considerando a magnitude do problema, torna-se imprescindível a implantação e manutenção de práticas de prevenção e controle das infecções hospitalares em todos os serviços de saúde. O problema da pesquisa consiste em saber se existe alguma relação entre a incidência da infecção hospitalar e os custos incorridos com a prevenção da mesma. Desta forma, a pesquisa tem como objetivo analisar o comportamento, nos últimos cinco anos, da ocorrência de infecções hospitalares em um hospital universitário, em função dos custos incorridos com materiais para a sua prevenção. A metodologia utilizada classifica a pesquisa como exploratória, quanto aos seus objetivos; quanto aos seus procedimentos, um estudo de caso; e quali-quantitativa quanto à abordagem do problema. Através da análise de regressão, analisa.se a relação das variáveis dependente (infecção hospitalar) e independente (custos de prevenção). O resultado da pesquisa comprovou que existe uma relação inversa entre as variáveis.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22140
Aparece nas coleções:CCSA - DEPAD - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaliseIncidenciaInfecçao.pdf187,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.