Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22169
Title: Um lugar onde os espaços ensinam: anteprojeto arquitetônico de uma escola infantil e fundamental I em Parnamirim/RN
Authors: Ciríaco, César Henrique de Oliveira
Advisor: Dantas, George Alexandre Ferreira
Keywords: Anteprojeto de arquitetura;Edifício educacional;Flexibilidade;Arquitetura bioclimática
Issue Date: 17-Aug-2016
Citation: CIRÍACO, César Henrique de Oliveira. Um lugar onde os espaços ensinam: anteprojeto arquitetônico de uma escola infantil e fundamental I em Parnamirim/RN. 2016. 232f. Dissertação (Mestrado Profissional em Arquitetura, Projeto e Meio Ambiente) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: Esse Trabalho de Conclusão de Curso aborda o tema escola e a sua relação com o espaço projetado, e tem como ênfase a arquitetura bioclimática e flexibilidade, de forma aplicada a um anteprojeto de uma unidade de ensino infantil e fundamental I em um terreno no município de Parnamirim/RN. É uma reflexão sobre a maneira como a arquitetura de edifícios escolares pode transmitir ensinamentos, além de dialogar com o projeto pedagógico e proporcionar melhor desempenho em relação ao conforto a partir da observância das condicionantes climáticas do local, no caso em estudo a Zona Bioclimática 08. O desenvolvimento do anteprojeto foi embasado em uma revisão de assuntos ligados aos temas escola, flexibilidade e arquitetura bioclimática, bem como estudos de referência em projetos de edifícios escolares. O processo de desenvolvimento da proposta conta com a descrição de suas etapas, desde a análise das condicionantes projetuais, passando pela arquitetônica, a definição do conceito do projeto e estudos preliminares. A escola tem como público alvo crianças na faixa etária de 4 a 10 anos e conta com 7 salas de aula, podendo atender 160 alunos por turno. A área projetada é de 1.943,37m² que é implantada em pavimento térreo num terreno com 6.141,99m². A fim de verificar a eficiência da edificação quanto ao conforto ambiental foi escolhida a sala de aula para simulações e avaliações de ventilação natural, sombreamento e iluminação natural, para o que foram utilizadas planilhas e ferramentas computacionais. Os resultados obtidos demonstram a eficiência das soluções apresentadas na proposta, atendendo a meta indicada na programação arquitetônica.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22169
Appears in Collections:PPGAPM - Mestrado profissional em Arquitetura, Projeto e Meio Ambiente

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LugarOndeEspacos_Ciriaco_2016.pdf94,95 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.