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Title: Processos dialógicos: um estudo comparativo entre Chapeuzinho Amarelo, Fita Verde no Cabelo e Chapeuzinho Vermelho e uma proposta de escrita de contos
Authors: Carvalho, Girlene dos Anjos Costa Xavier de
Advisor: Santos, Derivaldo dos
Keywords: Dialogismo;Letramento literário;Intertextualidade;Comparação
Issue Date: 21-Mar-2016
Citation: CARVALHO, Girlene dos Anjos Costa Xavier de. Processos dialógicos: um estudo comparativo entre Chapeuzinho Amarelo, Fita Verde no Cabelo e Chapeuzinho Vermelho e uma proposta de escrita de contos. 2016. 70f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/Nat) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: O presente trabalho tem como objetivo a elaboração de uma Sequência Didática que será aplicada na turma do 7°ano, bem como a análise do processo de ensinoaprendizagem desencadeado a partir de tal aplicação, e como produto final tem-se a produção de contos pelos alunos. O trabalho será dividido em duas partes complementares: uma dedicada à reflexão teórica sobre a função da literatura e sobre literatura e ensino, e outra voltada para a aplicação do texto literário em sala de aula. Para tanto, adotaremos uma perspectiva dialógica a fim de estabelecer um estudo comparativo entre o poema narrativo Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque de Holanda, e os contos Fita Verde no Cabelo, de João Guimarães Rosa, e Chapeuzinho Vermelho, dos irmãos Grimm. O presente estudo toma como base o pensamento teórico de Compagnon (2009), presente no livro Literatura para quê?(2010); Todorov, no livro A literatura em perigo, servindo-nos também da perspectiva dialógica da linguagem, segundo Bakhtin (1981,1986,1990 e 2000) e Brait(2013). Buscaremos refletir sobre a função da literatura na formação do leitor e analisar os processos dialógicos envolvendo o estudo comparativo das obras em questão. Diante disso, procuraremos mostrar as diversas vozes presentes nos textos analisados, considerando que tanto Guimarães Rosa quanto Chico Buarque dialogam com a tradição constituída – a de Chapeuzinho Vermelho, em que todo texto é constituído de outros textos existentes, a partir da leitura das obras objeto de nosso estudo. Para aplicação do texto literário em sala de aula, será adotada a perspectiva dialógica, segundo o modelo de sequência didática proposto por Cereja (2005), presente em seu livro Ensino de literatura, e Cosson (2010), em Letramento literário: uma proposta para a sala de aula.
Abstract: This paper aims to draw up a Didactic Sequence that will be applied to the class of the 7th year, as well as analysis of the teaching-learning process started from such application, and as a final product has the production of short stories by students. The work will be divided into two complementary parts: one devoted to theoretical reflection on the role of literature and about literature and teaching, and another focused on the application of the literary text in class. Therefore, we will adopt a dialogical perspective in order to establish a comparative study of the narrative poem Riding Hood Yellow, Chico Buarque de Holanda, and the tales Green Ribbon in Hair, João Guimarães Rosa, and Little Red Riding Hood, the Brothers Grimm. This study builds on the theoretical thinking of Compagnon (2009), this book in Literature for what (2010); Todorov, in The danger in literature, also serving in the dialogical perspective of language, according to Bakhtin (1981,1986,1990 and 2000) and Brait (2013). We seek to reflect on the role of literature in the player's training and analyze the dialogic processes involving the comparative study of the works in question. Therefore, we aim to show the different voices present in the analyzed texts, considering that both Guimarães Rosa as Chico Buarque dialogue with the constituted tradition - the Little Red Riding Hood, where all text is made up of other existing texts from the reading of the works object of our study. For the purposes of literary texts in the classroom, the dialogic approach will be adopted, according to the didactic sequence model proposed by Cherry (2005), present in their literature teaching, and Cosson (2010), in literary literacy: a proposal for the classroom.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22180
Appears in Collections:PROFLETRAS - NATAL - Mestrado Profissional em Letras

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