Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22288
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMaia, Dennys Leite-
dc.contributor.authorBarreto, Marcilia Chagas-
dc.date.accessioned2017-03-16T19:52:24Z-
dc.date.available2017-03-16T19:52:24Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationMAIA, Dennys Leite.; BARRETO, Marcilia Chagas. Ensinar matemática com uso de tecnologias digitais: uma análise a partir da representação social de estudantes de pedagogia. Educação e Cultura Contemporânea, v. 11, p. 136-163, 2014. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/270587395_Ensinar_Matematica_com_uso_de_tecnologias_digitais_uma_analise_a_partir_da_Representacao_Social_de_estudantes_de_Pedagogia>. Acesso em: 26 out. 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22288-
dc.description.abstractResearches show that the use of digital technologies in pedagogical practices contribute to the teaching-learning process in many areas, such as Mathematics. Therefore, teachers must know how to use them. Public policy for dissemination of digital technologies in school are privileged in-service teacher training. In this paper the focus is the training offered in the Faculty of Education at the State University of Ceará (UECE), Itaperi campus, for teaching Mathematics with the use of digital technologies. Considering the reduced spaces curriculum for that training, it tried to understand what knowledge students will use to guide your future practice of teaching Mathematics, using resources present in schools. The theoretical reference was the Theory of Social Representations, from the Central Nucleus Theory, which identifies the central and peripheral systems, structuring of social representation. The main instrument for data collection was the free word association test applied to 123 students during the course Mathematics II for Early Childhood Education and early years of elementary school, offered from the sixth semester. For data analysis was used a specific software - EVOC. The social representation about teaching Mathematics with the use of digital technologies by students of UECE Pedagogy gives emphasis on digital resource to the detriment of the teacher. Moreover, it proved the need felt by students training for pedagogical use of digital technologies. It concluded that that course, the place responsible for the training of future science educators, has exerted real influence in the construction of this representationpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectEnsino da Matemáticapt_BR
dc.subjectRepresentação socialpt_BR
dc.titleEnsinar matemática com o uso de tecnologias digitais: uma análise a partir da representação social de estudantes de pedagogiapt_BR
dc.title.alternativeTeach math using digital technologies: analysis from the social representation of pedagogy studentspt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.description.resumoPesquisas atestam que o uso de tecnologias digitais nas práticas pedagógica contribui para os processos de ensino e de aprendizagem em diversas áreas, como a Matemática. Para tanto, os professores devem saber utilizá-las. Políticas públicas de disseminação das tecnologias digitais na escola têm privilegiado a formação docente em serviço. Neste trabalho o foco é a formação oferecida no curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), campus do Itaperi, para o ensino de Matemática com uso de tecnologias digitais. Considerando os espaços curriculares reduzidos para aquela formação, procuramos entender que conhecimentos esses estudantes utilizarão para nortear futuras práticas de ensino de Matemática, com uso de recursos presentes nas escolas. O referencial teórico utilizado foi a Teoria das Representações Sociais, a partir da Teoria do Núcleo Central, que permite identificar os sistemas central e periférico, estruturantes da representação social. O principal instrumento de coleta de dados foi o teste de associação livre de palavras, aplicado a 123 estudantes, durante a disciplina Matemática II para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, ofertada a partir do sexto semestre. Para a análise dos dados utilizamos um software especifico - EVOC. A representação social acerca do ensino de Matemática com uso de tecnologias digitais pelos estudantes de Pedagogia da UECE dá relevo ao recurso digital em detrimento do professor. Além disso, revelamos a necessidade sentida pelos sujeitos de formação para a utilização pedagógica das tecnologias digitais. Concluímos que o referido curso, instância responsável pela formação científica dos futuros pedagogos, não tem exercido influência efetiva na construção dessa representaçãopt_BR
Appears in Collections:IMD - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MatematicaTecnologiasDigitais_2014.pdf813,36 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.