Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22315
Título: | Contribuições do campo conceitual multiplicativo para a formação inicial de professores com suporte das tecnologias digitais |
Título(s) alternativo(s): | Conceptual field multiplicative contributions for teacher formation with initial support of digital technologies |
Autor(es): | Carvalho, Rodrigo Lacerda Castro Filho, José Aires de Maia, Dennys Leite Pinheiro, Joserlene Lima |
Palavras-chave: | Formação de Professores;Tecnologias Digitais;Estruturas Multiplicativas;Teacher Formation;Digital Technologies;Multiplicative Structures |
Data do documento: | 2016 |
Referência: | CARVALHO, Rodrigo Lacerda et al. Contribuições do campo conceitual multiplicativo para a formação inicial de professores com suporte das tecnologias digitais. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 18, 2016, p. 153-177. Disponível em:<http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/25004/pdf>. Acesso em: 17 mar. 2017. |
Resumo: | A cada vez que os computadores chegam nas escolas, fica evidente que o ponto crucial é a formação de professores para que possam integrar as tecnologias aos processos pedagógicos. Nesta pesquisa utilizaremos estes recursos no ensino do campo conceitual das estruturas multiplicativas. Assim, o nosso objetivo é analisar o conhecimento matemático dos futuros professores, para o ensino de estruturas multiplicativas com suporte das tecnologias digitais. Para tanto, elegemos a pesquisa colaborativa para conduzir os passos metodológicos deste trabalho. Na análise dos dados constatamos as contribuições do campo conceitual das estruturas multiplicativas para a compreensão do conceito de função linear e evidenciamos que o objeto de aprendizagem “Equilibrando Proporções” é relevante para o entendimento do conceito de grandezas diretamente proporcionais e de função linear |
Abstract: | Each time the computers arrive in schools, it is clear that the crucial point is to train teachers to integrate technology into educational processes. In this research we use these resources in teaching the conceptual field of multiplicative structures. So our goal is to analyze the mathematical knowledge of future teachers for teaching multiplicative structures with support of digital technologies. To this end, we elected to conduct collaborative research for the methodological steps of this work. In analyzing the data found the contributions of the conceptual field of multiplicative structures for understanding the concept of linear function and evidenced that the learning object "Balancing Proportions" is relevant to understanding the concept of directly proportional magnitudes and linear function. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22315 |
Aparece nas coleções: | IMD - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ContribuiçõesCampoConceitual_2016.pdf | 742,32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.