Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22320
Title: Potenciais cooperativos do podcast escolar por uma perspectiva freinetiana
Authors: Freire, Eugênio Paccelli Aguiar
Keywords: Cooperação em Freinet;Tecnologia de oralidade;Oralidade digital;Freinet
Issue Date: 2014
Citation: FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. et al. Gerando modelo de negócio: a pré-incubação como ambiente experimental. International Journal of Innovation, v. 4, p. 84-98, 2016. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.5585/iji.v4i1.41>. Acesso em: 26 out. 2016.
Portuguese Abstract: Este artigo investiga se o uso de podcast no Brasil segue a concepção cooperativa de Célestin Freinet (1998), para quem a cooperação é uma ação educativa conjunta, motivada pelo interesse espontâneo e envolta em uma atmosfera livre. Confirmada a hipótese examinada, o referencial freinetiano servirá como alicerce para a elaboração de referenciais educativos para o desenvolvimento de podcasts cooperativos escolares a partir da apropriação, contextualizada à educação formal, das relações produtivas vistas na podosfera brasileira, examinadas por meio de uma observação participante on-line. Esse procedimento será precedido da apresentação da tecnologia tratada, bem como da elucidação dos parâmetros teórico-metodológicos desta pesquisa. Como resultado desses procedimentos, foi elaborado um conjunto de referenciais para projetos que busquem trabalhar a cooperação freinetiana por meio do podcast na educação formal
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22320
Appears in Collections:IMD - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PotenciaisCooperativosPodcast_2015.pdf586,93 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.