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Título: Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI no Maranhão: necessidades formativas de professores para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras em escolas públicas de São Luís
Autor(es): Rocha, Helianane Oliveira
Palavras-chave: Necessidades formativas;Práticas pedagógicas inovadoras;ProEMI;Formação continuada;Desenvolvimento profissional docente
Data do documento: 25-Jul-2016
Referência: ROCHA, Helianane Oliveira. Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI no Maranhão: necessidades formativas de professores para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras em escolas públicas de São Luís. 2016. 260f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: O presente estudo, denominado “PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR – ProEMI NO MARANHÃO: necessidades formativas para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras de professores em escolas públicas de São Luís, vinculado a Linha de Pesquisa: Aprendizagem, Formação e Profissionalização Docente, do Programa de Pós Graduação da UFRN, teve como problema de pesquisa: O Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI em São Luís, desde sua implantação em 2009, tem se constituído em grandes desafios aos professores, pois traz como um dos pressupostos, a criação de “propostas inovadoras nas escolas”. Este fato tem possibilitado a emergência de novas necessidades formativas para o desenvolvimento de prática pedagógicas inovadoras? E como objetivo geral: Analisar necessidades formativas de professores que emergiram no contexto de atuação do Programa Ensino Médio Inovador nas escolas públicas de São Luís/MA com vistas à formação continuada para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras. Para atingir tal propósito, optou-se pelo referencial teórico da concepção Histórico Cultural na teoria da Atividade de Leontiev (1983, 1998) e Vigotsky (2003), como fundamentos principais das análises, mantendo-se um constante dialogo com estudiosos dessa teoria e da área de formação de professores como Rodrigues e Esteves (1993), Nóvoa (1995), Carbonell (2002), Ramalho, Núñez e Gauthier (2004), Muñoz e Hernández (2008), Núñez (2009), Ramalho e Núñez (2011a, 2011b), Marcelo (2013), entre outros. Trata-se de um estudo exploratório analítico baseado nas abordagens qualitativo/quantitativo, tendo como foco a detecção, determinação e prioridade das necessidades formativas dos professores, assim como a identificação e caracterização das representações mentais sobre prática pedagógica inovadora para os professores, no referido programa. O instrumento utilizado para coleta dos dados, foi o questionário com questões abertas e fechadas. Os procedimentos utilizados para análise dos resultados foram estatísticas descritivas e análise de conteúdo de Bardin (2011) As análises revelaram que as necessidades formativas apresentadas pelos professores emergiram ao materializarem sua atividade prática profissional docente nos diversos contextos de atuação do PROEMI. E para os professores, uma prática pedagógica inovadora pode ocorrer por meio de novas aprendizagens na formação continuada, tendo a criatividade, como um dos componentes para o planejamento e desenvolvimento de atividades mais dinâmicas e criativas no contexto da atividade docente.
Abstract: This study, called "INNOVATIVE HIGH SCHOOL PROGRAM - IHSP IN MARANHÃO: training needs and innovative pedagogical practices of teachers in public schools in São Luís”, is linked to the research line: Learning, Training and Professional Teaching, as well as the project "innovative high school teachers in RN: beliefs, training needs and pedagogical innovation" developed by the Postgraduate UFRN Program. The problem this research faced was: Since its implementation in 2009 the Innovative High School Program (IHSP) in São Luís has been facing great challenges to teachers, bringing as one of the requirements, the creation of "innovative proposals in schools." Has this fact warned about the emergence of new training needs for innovative teaching practice? And as a general objective: Conducting a study about the teachers‟ training needs which emerged in the context of the Innovative High School Program‟s performance in public schools in São Luís / MA aiming continuous education of innovative teaching practices. In order to achieve this objective, we have choosen the theoretical framework of the historical cultural conception in Leontiev‟s (1983, 1998) and Vygotsky‟s (2003) Theory of Activity, as the main basis of the analysis, keeping a constant dialogue with scholars of this theory and members of the teacher training area as Rodrigues and Esteves (1993), Nóvoa (1995), Carbonell (2002), Ramalho, Núñez and Gauthier (2004), Muñoz and Hernández (2008), Núñez (2009), Ramalho and Núñez (2011a, 2011b), Marcelo (2013), among others. It is an analytical exploratory study based on qualitative/quantitative approaches, focusing on identifying and characterizing mental representations of innovative teaching practice, determining and setting the priority for the teachers‟ training needs in the program. The instrument used for data collection was a questionnaire with open and closed questions. The procedures applied to analysis of the results were descriptive statistics and Bardin content analysis (2011). Throughout the research, the teachers explained that innovative teaching practice can come through further learning in teacher education. According to this view, creativity is one of the components in the planning and development of the most dynamic and creative activities in the framework of teaching practice. The analysis also revealed that the training needs presented by teachers arose from experience of their professional practical activity in several IHSPs performance contexts.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22337
Aparece nas coleções:PPGED - Doutorado em Educação

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