Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22350
Título : Nos caminhos de Branca de Neve: um estudo sobre memória cultural e simbologia nos contos de fadas
Autor : Gomes, Larissa Karen Ribeiro
Palabras clave : Conto de fadas;Cultura;Oralidade;Simbologia. Memória
Fecha de publicación : 10-mar-2015
Citación : GOMES, Larissa Karen Ribeiro. Nos caminhos de Branca de Neve: um estudo sobre memória cultural e simbologia nos contos de fadas. 2015. 112f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumen : Este trabalho tem por objetivo compreender a formação do gênero conto de fadas literário, observando as questões sociais e culturais intrínsecas ao literário. A compreensão do processo de consolidação e institucionalização do gênero é interligada com a análise de contos que apresentam elementos de semelhança com a história “Branca de Neve e os Sete Anões”, publicada em 1812 pelos irmãos Jacob e Wilhelm Grimm. A partir deste conto é feito um trabalho de ‘rastreamento’, seguindo a pesquisa de Carlo Ginzburg (1989,1993), de demais contos que possuam elementos narrativos e símbolos semelhantes, dentre os quais foram selecionados contos de Giambattista Basile (1634), Laura Gozenbach (1870), Thomas F. Crane (1885) e Joseph Jacobs (1892), para compor o corpus desta dissertação. A partir da análise dos contos, buscou-se uma compreensão de como esse gênero consegue permanecer como um dos mais importantes do mundo, conforme o pensamento de Jack Zipes (2006). A análise também abrange a simbologia de Carl Jung (2013) presente em todos os contos selecionados, baseando-se na ideia de que os símbolos cumprem papéis essenciais na permanência do gênero conto de fadas nas sociedades. A utilização dos contos para fins de legitimação de identidade de um determinado povo também é bastante relevante. Assim, os trabalhos de Benedict Anderson (2006), Michael Pollak (1989, 1992) e Pierre Nora (1993) foram decisivos para o desenvolvimento de nossa análise. Por fim, esta pesquisa instiga um olhar diferente sobre o significado cultura, para que seja possível compreender o lugar dos contos de fadas nas sociedades atuais.
Portuguese Abstract: Este trabalho tem por objetivo compreender a formação do gênero conto de fadas literário, observando as questões sociais e culturais intrínsecas ao literário. A compreensão do processo de consolidação e institucionalização do gênero é interligada com a análise de contos que apresentam elementos de semelhança com a história “Branca de Neve e os Sete Anões”, publicada em 1812 pelos irmãos Jacob e Wilhelm Grimm. A partir deste conto é feito um trabalho de ‘rastreamento’, seguindo a pesquisa de Carlo Ginzburg (1989,1993), de demais contos que possuam elementos narrativos e símbolos semelhantes, dentre os quais foram selecionados contos de Giambattista Basile (1634), Laura Gozenbach (1870), Thomas F. Crane (1885) e Joseph Jacobs (1892), para compor o corpus desta dissertação. A partir da análise dos contos, buscou-se uma compreensão de como esse gênero consegue permanecer como um dos mais importantes do mundo, conforme o pensamento de Jack Zipes (2006). A análise também abrange a simbologia de Carl Jung (2013) presente em todos os contos selecionados, baseando-se na ideia de que os símbolos cumprem papéis essenciais na permanência do gênero conto de fadas nas sociedades. A utilização dos contos para fins de legitimação de identidade de um determinado povo também é bastante relevante. Assim, os trabalhos de Benedict Anderson (2006), Michael Pollak (1989, 1992) e Pierre Nora (1993) foram decisivos para o desenvolvimento de nossa análise. Por fim, esta pesquisa instiga um olhar diferente sobre o significado cultura, para que seja possível compreender o lugar dos contos de fadas nas sociedades atuais.
URI : https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22350
Aparece en las colecciones: PPGEL - Mestrado em Estudos da Linguagem

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LarissaKarenRibeiroGomes_DISSERT.pdf1,15 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.