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https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22387
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Bulhoes, Fernanda Machado de | - |
dc.contributor.author | Oliveira, José Aírton Araújo de | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-22T18:01:24Z | - |
dc.date.available | 2017-03-22T18:01:24Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-04 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, José Aírton Araújo de. Educação, arte e vida no pensamento do jovem Nietzsche. 2014. 97f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22387 | - |
dc.description.abstract | Considerando apenas os escritos pertencentes ao período de juventude do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, o presente trabalho explana a crítica à modernidade a partir de um ideal de educação formulado nos primeiros anos de docência. A preocupação com a educação (Erziehung) dá-se por identificá-la como sendo o cerne dos problemas da cultura moderna. A cultura (Kultur) tem importância maior que a educação no pensamento nietzschiano por ser o solo e o termômetro da vida. Todavia, educar é o primeiro passo para se ter uma cultura fomentadora da vida. A educação consiste, para Nietzsche, em ensinar o indivíduo a pensar, de preferência com o apoio da filosofia, uma espécie de arte para criar vida. Na educação pretendida por Nietzsche, a vida toma sentido maior do que o conhecimento aprendido na escola; o conhecimento é instrumento para expressão criativa de si e da vida, o que consequentemente definirá a cultura de um povo. Cultura, assim, é o processo de recriação do conhecimento acumulado e aprendido, que por sua vez possa ser vista como uma unidade de estilo em toda expressão artística e na vida. Estando a educação imbricada com a cultura, outro conceito se faz necessário para compreendermos o pensamento educacional em Nietzsche, a saber, formação (Bildung). Em linhas gerais, Bildung está associada à imagem (bild), à imitação (Nachbildung), à forma (Gestalt), ao comportamento e ao costume. Portanto, dando mais importância para a Bildung, pois é um conceito mais amplo para a formação do homem, Nietzsche pretende para a modernidade os centros de ensino com objetivos voltados para cultivar os poucos homens que serão os exemplos dos jovens de amanhã. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.title | Educação, arte e vida no pensamento do jovem Nietzsche | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRN | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.referees1 | Silva, Markus Figueira da | - |
dc.contributor.referees1ID | pt_BR | |
dc.contributor.referees2 | Barrenechea, Miguel Angel | - |
dc.contributor.referees2ID | pt_BR | |
dc.description.resumo | Considerando apenas os escritos pertencentes ao período de juventude do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, o presente trabalho explana a crítica à modernidade a partir de um ideal de educação formulado nos primeiros anos de docência. A preocupação com a educação (Erziehung) dá-se por identificá-la como sendo o cerne dos problemas da cultura moderna. A cultura (Kultur) tem importância maior que a educação no pensamento nietzschiano por ser o solo e o termômetro da vida. Todavia, educar é o primeiro passo para se ter uma cultura fomentadora da vida. A educação consiste, para Nietzsche, em ensinar o indivíduo a pensar, de preferência com o apoio da filosofia, uma espécie de arte para criar vida. Na educação pretendida por Nietzsche, a vida toma sentido maior do que o conhecimento aprendido na escola; o conhecimento é instrumento para expressão criativa de si e da vida, o que consequentemente definirá a cultura de um povo. Cultura, assim, é o processo de recriação do conhecimento acumulado e aprendido, que por sua vez possa ser vista como uma unidade de estilo em toda expressão artística e na vida. Estando a educação imbricada com a cultura, outro conceito se faz necessário para compreendermos o pensamento educacional em Nietzsche, a saber, formação (Bildung). Em linhas gerais, Bildung está associada à imagem (bild), à imitação (Nachbildung), à forma (Gestalt), ao comportamento e ao costume. Portanto, dando mais importância para a Bildung, pois é um conceito mais amplo para a formação do homem, Nietzsche pretende para a modernidade os centros de ensino com objetivos voltados para cultivar os poucos homens que serão os exemplos dos jovens de amanhã. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | pt_BR |
Appears in Collections: | PPGFIL - Mestrado em Filosofia |
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