Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22405
Título: Educação e literatura: a relação texto-vida na sala de aula
Autor(es): Santos, Daliane do Nascimento dos
Orientador: Freitas, Alessandra Cardozo de
Palavras-chave: Leitura;Literatura;Relação texto-vida
Data do documento: 28-Jul-2016
Referência: SANTOS, Daliane do Nascimento dos. Educação e literatura: a relação texto-vida na sala de aula. 2016. 290f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: O estudo investiga o impacto da relação texto-vida na atividade de leitura de literatura em aprendizes do ensino fundamental em situação de mediação pedagógica. Os aprendizes são alunos do 4º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Natal/RN-Brasil. A abordagem metodológica é de natureza qualitativa, envolvendo protocolos da pesquisa exploratória e de intervenção. Na etapa exploratória realizamos entrevista reflexiva com a docente da turma e aplicação de questionário adaptado com aprendizes. Na etapa de intervenção realizamos oito sessões de mediação com o livro A Bolsa Amarela (BOJUNGA, 2005) e o conto Tchau (BOJUNGA, 2008) planejadas e implementadas conforme a experiência de leitura por andaime: pré-leitura, leitura e pós-leitura (GRAVES; GRAVES, 1995). Dentre as atividades propostas na pós-leitura recorremos à atividade de discussão e blog de leitura. Na análise dos dados, nos respaldamos nos estudos da teoria da estética da recepção (JAUSS, 1994, 2013; ISER, 1999; 2013); leitura e literatura (JOUVE, 2002; SMITH, 1989; PETIT, 2009; AMARILHA, 2013; COELHO, 2000) e imaginação, ficção e realidade (HELD, 1980; SARTRE, 1996; VIGOTSKI, 2014; ECO, 1994). Os resultados apontam que a mediação da relação texto-vida favorece a formação de um leitor ativo que pensa sobre o que lê, recorre às suas experiências de vida estabelece articulações com o texto escrito e atualiza-os a medida que seleciona e combina novas informações, construindo assim novos significados dando sentido à palavra escrita. Ao recorrer a relação texto-vida, colocamos em evidência a vida do aprendiz e a sua forma de ler literatura e de ler a vida, de se posicionar como sujeito pensante, que manifesta suas próprias opiniões, tendo vez e voz na escola.
Abstract: The study investigates the impact of the relationship text-life in the literature reading activity in elementary school learners in pedagogic mediation situation. The learners are students of the 4th grade of elementary school in a public school in Natal / RN -Brazil. The methodological approach is qualitative, involving exploratory research and intervention protocols. In the exploratory stage we performed reflective interview with the class teacher and application of an adapted questionnaire with the learners. In the intervention phase we conducted eight mediation sessions with the book The Yellow Bag (BOJUNGA, 2005) and the tale Bye (BOJUNGA, 2008) planned and implemented according to the scaffolding reading experience: pre-reading, reading and post-reading (GRAVES; GRAVES, 1995). Among the activities proposed in the post-reading we resorted to the discussion activity and to the reading blog. In the data analysis, we based ourselves in the studies of aesthetics of reception theory (JAUSS, 1994, 2013; ISER, 1999; 2013); reading and literature (JOUVE, 2002; SMITH, 1989; PETIT, 2009; AMARILHA, 20; RABBIT, 2000) and imagination, fiction and reality (HELD, 1980; SARTRE, 1996; VIGOTSKI, 2014; ECO, 1994). The results show that the mediation of the relationship text-life favors the formation of an active reader who thinks about what they read, invokes their life experiences, establishes links with the written text and updates them as they select and combine new information, thereby building new meanings giving meaning to the written word. By using the relationship text-life, we put in evidence the life of the learner and their way of reading literature and reading life, of positioning themselves as the thinking subject, who expresses their own opinions, having a turn and a voice in school.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22405
Aparece nas coleções:PPGED - Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DalianeDoNascimentoDosSantos_DISSERT.pdf2,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.