Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22411
Título: Danças no RN: motivações, dificuldades e configurações
Autor(es): Souza, Jordana Lucena de
Orientador: Alves, Teodora de Araujo
Palavras-chave: Danças no RN;Motivações;Key-Words: Dancing in RN;Dificuldades;Motivations;Difficulties;Characteristics
Data do documento: 15-Abr-2015
Referência: SOUZA, Jordana Lucena de. Danças no RN: motivações, dificuldades e configurações. 2015. 192f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: Neste trabalho abordamos o cenário da Dança no Rio Grande do Norte, a partir da investigação de Grupos evidentes nas mesorregiões do Leste Potiguar, Agreste Potiguar, Central Potiguar e Oeste Potiguar, e mais especificamente nos municípios Major Sales, Jardim do Seridó, Pedro Velho e Passa e Fica. Com isso objetivamos compreender, do ponto de vista fenomenológico, os sentidos e os significados que motivam os sujeitos das danças lá situadas, a serem agentes fazedores-transformadores da dança no Rio Grande do Norte. Para tanto, elegemos as seguintes questões de estudo que nortearam o desenvolvimento dessa investigação: 1. Que motivações impulsionam os sujeitos fazedores da dança a contribuírem para mantê-la viva-pulsante e/ou resistirem às dificuldades cotidianas? 2. Que dificuldades estão presentes nesse cenário da dança no RN e como são enfrentadas? 3. Como vem se configurando o cenário da dança no RN? Dessa forma foi possível, nesse contexto de sentidos e significados, desvelar motivações, dificuldades e configurações das danças nesses municípios representativos do RN; isto é, percebermos as identidades e identificações desses brincantes com a dança enquanto manifestação cultural simbólica, cidadã e política; a presença/ausência de políticas públicas voltadas a essas expressões artísticas e o impacto decorrente do envolvimento das comunidades para que esse cenário cultural se propague pelas novas gerações.
Abstract: Neste trabalho abordamos o cenário da Dança no Rio Grande do Norte, a partir da investigação de Grupos evidentes nas mesorregiões do Leste Potiguar, Agreste Potiguar, Central Potiguar e Oeste Potiguar, e mais especificamente nos municípios Major Sales, Jardim do Seridó, Pedro Velho e Passa e Fica. Com isso objetivamos compreender, do ponto de vista fenomenológico, os sentidos e os significados que motivam os sujeitos das danças lá situadas, a serem agentes fazedores-transformadores da dança no Rio Grande do Norte. Para tanto, elegemos as seguintes questões de estudo que nortearam o desenvolvimento dessa investigação: 1. Que motivações impulsionam os sujeitos fazedores da dança a contribuírem para mantê-la viva-pulsante e/ou resistirem às dificuldades cotidianas? 2. Que dificuldades estão presentes nesse cenário da dança no RN e como são enfrentadas? 3. Como vem se configurando o cenário da dança no RN? Dessa forma foi possível, nesse contexto de sentidos e significados, desvelar motivações, dificuldades e configurações das danças nesses municípios representativos do RN; isto é, percebermos as identidades e identificações desses brincantes com a dança enquanto manifestação cultural simbólica, cidadã e política; a presença/ausência de políticas públicas voltadas a essas expressões artísticas e o impacto decorrente do envolvimento das comunidades para que esse cenário cultural se propague pelas novas gerações.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22411
Aparece nas coleções:PPGAC - Mestrado em Artes Cênicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DancasRNMotivacoes_Souza_2015.pdf4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.