Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22412
Título: Design de comunicação e o livro digital: uma análise das ilustrações interativas de “Alice for the Ipad"
Autor(es): Pereira, Madson Euler Tavares
Palavras-chave: Livro digital. Design de comunicação. Leitura. Cibercultura.
Data do documento: 26-Jun-2014
Citação: PEREIRA, Madson Euler Tavares. Design de comunicação e o livro digital: uma análise das ilustrações interativas de “Alice for the Ipad". 2014. 75f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Resumo: Localizada no contexto de uma sociedade tomada pela cibercultura, esta influenciando diretamente as relações entre literatura, ilustrações e novos suportes digitais de leitura, a presente dissertação se propõe a pensar as possibilidades do design de comunicação no universo dos ebooks criados para tablets. Posto isto, o objetivo geral é descrever e analisar as 26 ilustrações dinâmicas interativas digitais da edição/versão gratuita de “Alice no País das Maravilhas”, batizada de “Alice for the Ipad” pela empresa de produtos eletrônicos Apple. Optou-se por lançar mão de uma pesquisa qualitativa, multimodal, tendo como fio condutor uma análise descritiva dos objetos supracitados,amparada por referenciais teóricos e críticos constantes na bibliografia do presente estudo. Almeja-se que esta abordagem em específico, possibilite novos diálogos e contribua com as pesquisassobre comunicação e produção de sentido no campo das ilustrações vinculadas às novas tecnologias.
metadata.dc.description.resumo: Localizada no contexto de uma sociedade tomada pela cibercultura, esta influenciando diretamente as relações entre literatura, ilustrações e novos suportes digitais de leitura, a presente dissertação se propõe a pensar as possibilidades do design de comunicação no universo dos ebooks criados para tablets. Posto isto, o objetivo geral é descrever e analisar as 26 ilustrações dinâmicas interativas digitais da edição/versão gratuita de “Alice no País das Maravilhas”, batizada de “Alice for the Ipad” pela empresa de produtos eletrônicos Apple. Optou-se por lançar mão de uma pesquisa qualitativa, multimodal, tendo como fio condutor uma análise descritiva dos objetos supracitados,amparada por referenciais teóricos e críticos constantes na bibliografia do presente estudo. Almeja-se que esta abordagem em específico, possibilite novos diálogos e contribua com as pesquisassobre comunicação e produção de sentido no campo das ilustrações vinculadas às novas tecnologias.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22412
Aparece nas coleções:PPGEM - Mestrado em Estudos da Mídia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MadsonEulerTavaresPereira_DISSERT.pdf12,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.