Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22412
Title: Design de comunicação e o livro digital: uma análise das ilustrações interativas de “Alice for the Ipad"
Authors: Pereira, Madson Euler Tavares
Advisor: Silva, Josimey Costa da
Keywords: Livro digital. Design de comunicação. Leitura. Cibercultura.
Issue Date: 26-Jun-2014
Citation: PEREIRA, Madson Euler Tavares. Design de comunicação e o livro digital: uma análise das ilustrações interativas de “Alice for the Ipad". 2014. 75f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Portuguese Abstract: Localizada no contexto de uma sociedade tomada pela cibercultura, esta influenciando diretamente as relações entre literatura, ilustrações e novos suportes digitais de leitura, a presente dissertação se propõe a pensar as possibilidades do design de comunicação no universo dos ebooks criados para tablets. Posto isto, o objetivo geral é descrever e analisar as 26 ilustrações dinâmicas interativas digitais da edição/versão gratuita de “Alice no País das Maravilhas”, batizada de “Alice for the Ipad” pela empresa de produtos eletrônicos Apple. Optou-se por lançar mão de uma pesquisa qualitativa, multimodal, tendo como fio condutor uma análise descritiva dos objetos supracitados,amparada por referenciais teóricos e críticos constantes na bibliografia do presente estudo. Almeja-se que esta abordagem em específico, possibilite novos diálogos e contribua com as pesquisassobre comunicação e produção de sentido no campo das ilustrações vinculadas às novas tecnologias.
Abstract: Localizada no contexto de uma sociedade tomada pela cibercultura, esta influenciando diretamente as relações entre literatura, ilustrações e novos suportes digitais de leitura, a presente dissertação se propõe a pensar as possibilidades do design de comunicação no universo dos ebooks criados para tablets. Posto isto, o objetivo geral é descrever e analisar as 26 ilustrações dinâmicas interativas digitais da edição/versão gratuita de “Alice no País das Maravilhas”, batizada de “Alice for the Ipad” pela empresa de produtos eletrônicos Apple. Optou-se por lançar mão de uma pesquisa qualitativa, multimodal, tendo como fio condutor uma análise descritiva dos objetos supracitados,amparada por referenciais teóricos e críticos constantes na bibliografia do presente estudo. Almeja-se que esta abordagem em específico, possibilite novos diálogos e contribua com as pesquisassobre comunicação e produção de sentido no campo das ilustrações vinculadas às novas tecnologias.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22412
Appears in Collections:PPGEM - Mestrado em Estudos da Mídia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MadsonEulerTavaresPereira_DISSERT.pdf12,29 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.