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https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22473
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Germano, Auta Stella de Medeiros | - |
dc.contributor.author | Freitas, Radma Almeida de | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-27T18:19:24Z | - |
dc.date.available | 2017-03-27T18:19:24Z | - |
dc.date.issued | 2015-07-30 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Radma Almeida de. Construção de uma sessão de planetário para público geral com a temática “interações terra-sol”. 2015. 150f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22473 | - |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation | Proposta para a construção de sessões voltadas para um público geral | pt_BR |
dc.relation | Proposta para a construção de sessões voltadas para um público geral | pt-BR |
dc.relation.uri | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52889 | pt-BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | popularização da ciência | pt_BR |
dc.subject | Sol | pt_BR |
dc.subject | ensino de astronomia | pt_BR |
dc.subject | educação não formal | pt_BR |
dc.subject | modelo contextual de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | sessão de planetário | pt_BR |
dc.title | Construção de uma sessão de planetário para público geral com a temática “interações terra-sol” | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRN | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Aroca, Silvia Calbo | - |
dc.contributor.referees1 | Borba, Gilvan Luiz | - |
dc.contributor.referees2 | Bisch, Sérgio Mascarello | - |
dc.description.resumo | A presente dissertação apresenta os fundamentos, o story board e a avaliação de uma sessão de planetário produzida com foco nas interações Terra-Sol, e direcionada para um público geral. Para isto, nos baseamos em proposta anterior para a construção de sessões e em reflexões provenientes de dois eixos de discussão relacionados à comunicação da/sobre a ciência em contextos de educação não formal. O primeiro eixo remete à problematização dos objetivos dessa comunicação, destacando-se a ideia de popularização da ciência. Nessa perspectiva, na produção da sessão “Viagem ao Sol” desenvolvemos sondagem, em Natal e cidades do interior do estado, sobre ideias da população a respeito do Sol; e desenvolvemos pesquisas sobre essa temática em cordéis, além das fontes científicas. O segundo eixo remete à construção de conhecimentos em situações de “aprendizagem por livre escolha” conforme o Modelo Contextual de Aprendizagem. Esse modelo ressalta o papel de organizadores prévios em exposições de museus. A partir desse conceito, adotamos a escolha de uma mensagem geral “Os fenômenos que acontecem no Sol podem afetar nossas vidas”, e de núcleos de informação, a fim de orientar a estruturação e a transposição das ideias científicas veiculadas na sessão, bem como a avaliação desta. Como avaliação, utilizou-se um estudo realizado durante uma Mostra de Astronomia com o Planetário Digital Móvel da UFRN - Barca dos Céus no interior do estado. Tal estudo fez uso da ferramenta Mapa de Significado Pessoal, associada a entrevistas. Como resultados principais da avaliação, destacamos a predominância, nos mapas após a sessão, da ideia de que o Sol é importante para nossas vidas e que nos influencia de diversas formas; além disso, as informações da sessão relacionadas à Astronomia cotidiana estiveram entre as mais citadas nos mapas. Após a sessão também apareceram algumas ideias sobre a Dinâmica solar, as quais haviam sido identificadas como lacunas na cultura geral da população. Constatou-se, contudo, poucas ideias que explicitassem uma relação entre o Sol e fenômenos magnéticos. Uma implicação importante da avaliação da sessão foi a identificação dos momentos propícios para interações com o público, durante a mesma. Dentre estes momentos destaca-se: a discussão acerca da produção de energia no interior do Sol; e a discussão sobre as manchas solares como resultado da dinâmica solar. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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