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Título: Estágio supervisionado em pauta: a construção da identidade profissional do docente licenciado em Música pela EMUFRN
Autor(es): Campos, Anne Charlyenne Saraiva
Palavras-chave: Educação musical;Estágio supervisionado;Formação docente;Identidade profissional
Data do documento: 25-Nov-2016
Citação: CAMPOS, Anne Charlyenne Saraiva. Estágio supervisionado em pauta: a construção da identidade profissional do docente licenciado em Música pela EMUFRN. 2016. 96f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: The Supervised Internship is a question discussed in the field of music education as a powerful tool in teacher training, because of the licensing approach with the professional reality. From this premise, this study aimed to analyze the teaching of professional identity construction process, specifically that graduation of music by Music School of the Federal University of de Rio Grande do Norte (EMUFRN). The methodology was qualitative approach through the case study method. Research techniques, worked with document analysis, quiz and semi-structured interview. The theoretical framework was based on studies of Mizukami (2005-2006), Nóvoa (2009), Pimenta (2012), supplemented by authors of Music Education as Bellochio (2003), Mateiro; Souza (2014a), Buchmann (2008), Azevedo (2007) and Tourinho (1995), whose research focus on teacher training. The participants were 4 teachers selected from public and private schools in the city of Natal / RN, Music Licensing course of EMUFRN formed between the years 2010 and 2014. Data analysis was performed through content analysis addressing issues that refer to a reflection on the model and procedures of supervised internship in EMUFRN. It is expeceted that with this work significantly contribute in the building of the music teacher recognizing the Supervised Internship elementary formative space of this process.
metadata.dc.description.resumo: O Estágio Supervisionado é uma questão discutida no campo da Educação Musical como forte instrumento na formação docente, em razão de aproximar o licenciando com a realidade profissional. Partindo dessa premissa, esta Pesquisa teve como objetivo analisar o processo de construção da identidade profissional do docente, especificamente daquele licenciado em Música pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN). A metodologia aplicada foi de abordagem qualitativa através do método do estudo de caso. Como técnicas de pesquisa, trabalhou-se com análise de documentos, aplicação de questionário e entrevista semiestruturada. O referencial teórico foi embasado nos estudos de Mizukami (2005-2006), Nóvoa (2009), Pimenta (2012), complementados por autores da Educação Musical, como Bellochio (2003), Mateiro; Souza (2014a), Buchmann (2008), Azevedo (2007) e Tourinho (1995), cujas pesquisas focam na formação docente. Os participantes da pesquisa foram 4 docentes selecionados das redes pública e privada de ensino da cidade de Natal/RN, egressos do curso de Licenciatura em Música da EMUFRN formados entre os anos de 2010 e 2014. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo, abordando questões que remetem a uma reflexão acerca do modelo e procedimentos do Estágio Supervisionado na EMUFRN. Espera-se com esse Trabalho contribuir de forma significativa na construção da identidade do professor de Música reconhecendo no Estágio Supervisionado o espaço formativo fundamental desse processo.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22479
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