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Título: Formação profissional para o mundo do trabalho: uma travessia em construção?
Autor(es): Baracho, Maria das Graças
Palavras-chave: Trabalho;Formação humana integral;Qualificação profissional
Data do documento: 28-Nov-2016
Citação: BARACHO, Maria das Graças. Formação profissional para o mundo do trabalho: uma travessia em construção?. 2016. 237f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: Vocational training at technical level, in the perspective of an integral human formation, is essential to the thematic work and school education because of the way work and education are presented in the capitalist society, and, especially in Brazil, from the decade of 1990. In this context, education assumes a centrality and to this, it is aggregated educational policies which, in the specific case of professional education and education for young and adults (EJA), are materialized for various projects and programs aimed to offer youth and adult a formation which meets the requirements of the labor market, including the concept of multifunctionality; but on the other hand, it is announced, as principles, a vocational training for youth and adults in the perspective of an integral human formation through Proeja. This research has as object of study, vocational training in technical level offered by Proeja, at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte (IFRN) focusing on the integral human formation, placing it in the context of educational policies. To conduct the object of study, it was adopted the dialectical historical materialism which assumes situate it in the context in which it is constituted and developed. It was defined as a category of study, the professional formation from which the following analytical dimensions were derived: work, integral human formation and professional qualification. In view of the effected studies, and systematic information from interviews with teachers and graduates from the course of Buildings, it is observed two trends of training: one emphasizing the multi-purpose training; the other with characteristics of an integral human formation in the perspective of polytechnic. In this second trend, it is concluded that, even not being possible its full realization through a school curriculum, this training can be strengthened to the extent that the pedagogical practice performed by managers and teachers becomes a reality, prioritizing teaching strategies, capable of contributing to carry out interdisciplinary work, articulating and integrating concepts and principles of the various parts of knowledge which compose the curriculum. In this way, contributing to overcome the fragmentation of knowledge, the student will be going to meet an integral human formation, which aims to enable him or her to face complex, large and global problems from the current reality, consciously and, especially being critical and acquiring a vocational training grounded in systematic knowledge and legitimized by the capitalist society, still denied to many Brazilians. Moreover, it is also possible, by the school, seek spaces which are able to contribute to the construction of another form of human sociability, having the social rights of young and adults guaranteed; at last, it is aimed that everyone has the right of education with quality, and, above all, it is aimed that in their formative process, the students can be contemplated with knowledge oriented for the work, science, technology and culture.
metadata.dc.description.resumo: A formação profissional em nível técnico, na perspectiva de uma formação humana integral, constitui um imperativo para a temática trabalho e educação escolar em razão da forma como o trabalho e a educação se apresentam na sociedade capitalista, e, notadamente, no Brasil, a partir da década de 1990. Nesse contexto, a educação assume uma centralidade e a ela estão agregadas as políticas educacionais que, no caso específico da educação profissional e da educação de jovens e adultos (EJA), estão materializadas por diversos projetos e programas com o objetivo de oferecer a jovens e adultos uma formação que atenda às exigências do mundo do trabalho, incluindo o conceito de polivalência; mas, por outro lado, é anunciada, enquanto princípios, uma formação profissional para jovens e adultos na perspectiva de uma formação humana integral por meio do Proeja. Esta pesquisa tem como objeto de estudo, a formação profissional em nível técnico ofertada pelo Proeja, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) com foco na formação humana integral, situando-a no contexto das políticas educacionais. Como condução do objeto de estudo, adotou-se o materialismo histórico dialético que pressupõe situá-lo no contexto no qual ele se constitui e se desenvolve. Definiu-se, como categoria de estudo, a formação profissional da qual foram derivadas as seguintes dimensões de análise: trabalho, formação humana integral e qualificação profissional. Em face dos estudos efetivados, e das informações sistematizadas das entrevistas realizadas com docentes e egressos do curso de Edificações, são contatadas duas tendências de formação profissional: uma ressaltando a formação polivalente; a outra com características de uma formação humana integral na perspectiva da politecnia. Nessa segunda tendência, conclui-se que, mesmo não sendo possível a sua plena efetivação por meio de um currículo escolar, essa formação poderá ser fortalecida na medida em que a prática pedagógica desempenhada por gestores e professores se torne uma realidade, priorizando estratégias de ensino, capazes de contribuir para levar a efeito um trabalho interdisciplinar, articulando e integrando conceitos e princípios dos diversos recortes de conhecimentos que compõem o currículo. Desse modo, ao contribuir para superar a fragmentação dos conhecimentos, o aluno estará indo ao encontro de uma formação humana integral, cujo objetivo é possibilitá-lo a enfrentar os problemas complexos, amplos e globais da realidade atual de forma consciente e, sobretudo, crítica e que adquira uma formação profissional embasada em saber sistematizado e legitimado pela sociedade capitalista, ainda negada para muitos brasileiros. Ademais, é possível, ainda, por parte da escola, buscar espaços, capazes de contribuir para a construção de uma outra forma de sociabilidade humana, tendo os direitos sociais dos jovens e adultos garantidos;enfim, que todos tenham o direito à educação de qualidade, e que, sobretudo, no seu processo formativo, sejam contemplados os conhecimentos voltados para o trabalho, para a ciência, tecnologia e para a cultura.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22528
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