Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22575
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGonzalez, Mario Orestes Aguirre-
dc.contributor.authorPinheiro, Tuíra Morais Avelino-
dc.date.accessioned2017-04-06T22:22:11Z-
dc.date.available2017-04-06T22:22:11Z-
dc.date.issued2015-09-29-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Tuíra Morais Avelino. A geração de ideias em empresas de bebidas: aplicação de uma técnica de criatividade. 2015. 125f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22575-
dc.description.abstractThe creativity is considered as the source for new products and process generating of idea. For this, organizations use creative techniques to facilitate and assist the process of generating ideas. The aim of this work is to analyze the effectiveness of a creativity technique to generate ideas in beverage sector companies. The research method is characterized as case studies. The theoretical foundation involved the classification of creativity techniques and ended with the selection of one of these. Case studies were conducted in two companies in the beverage industry: Coconut water and milk drink. The selected creativity technique were applied. The application of this has generated ideas that were classified as: Product Development and Packaging; Production Process; and Organizational Management. In Coconut Water Company, ideas resulted in the development of a new machine of coconut water bottling and new packaging aimed at a specific audience, in addition to process improvement ideas and marketing developed by the teams. Milk Beverages on the company, the ideas have turned to the creation of a new sector in the company, development of a new product line and new flavors. In the latter, most of the ideas focused on improving the Productive Process, with the participation of managers in encouraging freedom of thought to generate ideas. These results were obtained for influence with the familiarity of the problem, diversity of staff, association of ideas, observation of another participant, sharing of tacit knowledge and fluency of the technique used. The results showed that the use of a creativity technique made employees discuss and generate solutions for products and processes, giving the start to the stage of Product Development Initial with the step of generating ideas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectTécnica de criatividadept_BR
dc.subjectGeração de ideiaspt_BR
dc.subjectEmpresas de bebidaspt_BR
dc.titleA geração de ideias em empresas de bebidas: aplicação de uma técnica de criatividadept_BR
dc.title.alternativeGenerating new product ideas in Beverage Business: Creativity Technical Application CREATIONpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃOpt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1141499582679859-
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5936291138113637-
dc.contributor.referees1Almeida, Mariana Rodrigues de-
dc.contributor.referees1IDpt_BR
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7356242205950550-
dc.contributor.referees2Bessa, Olavo Fontes Magalhães-
dc.contributor.referees2IDpt_BR
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0502404503486676-
dc.contributor.referees3Costa, Marcela Avelina Bataghin-
dc.contributor.referees3IDpt_BR
dc.contributor.referees3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7709101582319245-
dc.description.resumoA criatividade é considerada como a fonte para geração de ideias de novos produtos e processos. Para isso, organizações utilizam técnicas de criatividade para facilitar e auxiliar o processo de geração de ideias. O objetivo desta dissertação é analisar a eficácia de uma técnica de criatividade na geração de ideias em empresas do setor de bebidas. O método de pesquisa é caracterizado como estudo de casos. A fundamentação teórica envolveu a classificação das técnicas de criatividade e finalizou com a seleção de uma dessas. Os estudos de caso foram realizados em duas empresas do setor de bebidas: água de coco e bebida láctea. Foram aplicados a técnica de criatividade selecionada. A aplicação desta gerou ideias que foram classificadas em: Desenvolvimento de Produto e Embalagem; Processo Produtivo; e Gestão Organizacional. Na empresa de Água de Coco, as ideias resultaram na elaboração de uma nova máquina de envaze de água de coco e em uma nova embalagem voltada para um público específico, além das ideias de melhoria de processo e gestão elaboradas pelas equipes. Na empresa de Bebida Láctea, as ideias voltaram-se para a criação de um novo setor na empresa, desenvolvimento de uma nova linha de produtos e novos sabores. Nessa última, a maioria das ideias focaram na melhoria dos Processos Produtivos, com a participação dos gestores no incentivo à liberdade de pensamento para geração de ideias. Esses resultados foram obtidos pela influência com a familiaridade do problema, diversidade da equipe, associação entre ideias, observação do outro participante, compartilhamento do conhecimento tácito e fluência da técnica utilizada. Os resultados evidenciaram que a utilização de uma técnica de criatividade fez os funcionários discutir e gerar soluções para produtos e processos, dando o início à fase de Pré-Desenvolvimento de Produtos com a etapa de geração de ideias.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEP - Mestrado em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TuiraMoraisAvelinoPinheiro_DISSERT.pdf2,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.