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Título: Musicalizando a Biologia: exploração de letras musicais sob a perspectiva CTSA na formação inicial docente
Autor(es): Gomes, Renata Rafaela Alves
Orientador: Costa, Ivaneide Alves Soares da
Palavras-chave: CTSA;Letramento científico;Formação inicial de professores;Unidades didáticas;Interdisciplinaridade
Data do documento: 29-Jun-2016
Referência: GOMES, Renata Rafaela Alves. Musicalizando a Biologia: exploração de letras musicais sob a perspectiva CTSA na formação inicial docente. 2016. 214f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo geral contribuir com a formação inicial de professores em Ciências Biológicas acerca do uso da música como recurso didático, envolvendo a temática ambiental, explorando-a quanto ao seu potencial científico, tecnológico, Social e Ambiental (CTSA), e contribuições para o letramento científico. O percurso metodológico da pesquisa delineou-se por meio da aplicação de oficinas com licenciandos de Biologia, em encontros presenciais e não presenciais, nos quais ocorreram orientações teórico-metodológicas sobre a exploração da música e sua caracterização quanto ao potencial para o ensino de Ciências. Nas oficinas foram utilizadas músicas e produzidas paródias e unidades didáticas pelos licenciandos, as quais foram avaliadas quanto à existência de elementos contidos na perspectiva CTSA. Essa produção forneceu subsídios para avaliar a contribuição das oficinas para os docentes em formação, e evidenciar dificuldades e potencialidades quanto ao uso da música nesta abordagem de ensino. As análises das letras musicais, paródias e unidades didáticas ocorreram por meio de critérios estabelecidos com base em referenciais teóricos sobre o uso da música como recurso didático da abordagem e domínios do letramento científico, assim como elementos da análise de Bardin Os resultados apontam que as músicas possuem potenciais para discutir relações entre ciência, tecnologia, ambiente e sociedade, assim como a presença de conceitos ecológicos, o que mostra potencial para contribuir com a formação de conhecimento integral e de sujeitos cientificamente letrados. Em contrapartida, evidenciou-se que os licenciandos apresentaram dificuldades ao explorarem estas relações nas letras das canções e nas construções das paródias e unidades didáticas, limitando-se aos aspectos conceituais e ao caráter sensibilizador. Logo, estes resultados refletem a necessidade de inserir o conhecimento e a vivência de recursos didáticos diferenciados na formação inicial de professores de Ciências, fornecendo-lhes subsídios e orientações quanto ao seu uso, na perspectiva de diferentes abordagens de ensino.
Abstract: The present research aimed the general objective to contribute to the initial teacher training in Biological Sciences about the use of music as a teaching resource involving environmental issues, exploiting it for their potential Science, Technology, Society and Environment (STSE) and contributions to the scientific literacy. The methodological research paths outlined by applying workshops with presential and not presential meetings, in which there were theoretical and methodological guidance on the exploitation of music and characterization of them as to their potential for Science teaching. In the workshops were used songs, produced parodies and teaching units by licensees, which were evaluated for the existence of elements in the STSE perspective. This production has provided subsidies to assess the workshop contribution to the teachers in training, and in the disclosure of difficulties and potentialities as for the use of music in this teaching approach. The analyses of musical lyrics, parodies and teaching units occurred through established criteria based on theoretical references about the use of music as a teaching resource ((FERREIRA, 2010; CORREIA 2003; BARROS et. al, 2013), the STSE approach (AIKENHEAD, 1994; SANTOS, 1999) and scientific literacy domains (SANTOS, 2007; SOARES, 2004; NORRIS e PHILLIPS, 2003), as well as elements of Bardin’s analysis and discourse analysis. The results indicate that the songs have potential to discuss relations amid the science, technology, environment and society,which contributes to the formation of full knowledge and scientifically literate individuals. On the other hand, showed that the licensees had difficulties to explore these relationships in the lyrics of songs and constructions of parodies and teaching units, limiting to the conceptual aspects and the sensitizing character. Therefore, these results reflect the need to integrate knowledge and experience of different teaching resources in the initial training of science teachers by providing the subsidies and guidelines as to its use in the context of different teaching approaches.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22580
Aparece nas coleções:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

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