Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22621
Title: Ensaiei meu samba o ano inteiro: um estudo etnográfico sobre dança, performance e espetáculo no Grupo Parafolclórico da UFRN
Authors: Garcia, Sara Carla Nuño de La Rosa
Advisor: Coradini, Lisabete
Keywords: Parafolclore;Dança popular;Performance;Samba;Antropologia da dança
Issue Date: 6-Mar-2017
Citation: GARCIA, Sara Carla Nuño de La Rosa. Ensaiei meu samba o ano inteiro: um estudo etnográfico sobre dança, performance e espetáculo no Grupo Parafolclórico da UFRN. 2017. 197f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: O presente trabalho busca contribuir na consolidação de pesquisas antropológicas na área de dança e performance por meio de um estudo etnográfico de caso focalizado no processo de produção performática do último espetáculo do Grupo Parafolclórico da UFRN, “Ensaiei meu samba o ano inteiro”. Para entender a realidade da companhia examinamos a perspectiva dos bailarinos sobre as fases que constituem a produção da performance e a forma em que tal procedimento modifica o caráter das relações interpessoais, assim como a concepção dos sujeitos sobre o coletivo, o espetáculo e sobre eles mesmos. Por último, é analisado o potencial que o espetáculo tem, como contexto performático capaz de alterar a compreensão dos bailarinos e a plateia sobre alguns dos fatores que determinaram a transformação do samba no Brasil. O espetáculo traz para a cena teatral um percurso histórico da evolução desse gênero musical, a partir da encenação de mais de dez coreografias que buscam ressignificar elementos do batuque, do lundu, do samba de roda, do maxixe, do samba canção, do samba gafieira e do samba enredo respectivamente. Nesse sentido, é realizado um estudo comparativo entre os elementos sociais, musicais e coreográficos abordados pela companhia e as características do contexto histórico em que surgiram os distintos tipos de samba sobre os quais o grupo fundamentou o seu trabalho de pesquisa para a produção artística da obra.
Abstract: This work aims to contribute to the anthropological studies on dance and performance through an ethnographic analysis of a case study focused on the process of performatic production of the last show of the the UFRN Parafolcloric Group, "I rehearsed my samba throughout the year". In order to understand the reality of the company, I examined the dancers' perspective on the stages of the production of the performance, as well as the way in which this procedure modifies interpersonal relationships and the subjects' concept of the group, the show, and themselves. Finally, I analyze the potential of the show as a performatic context able to modify the understanding of dancers and the audience on some of the factors, which determined the evolution of samba in Brazil. The show brings into the theatrical scene a historical journey of this musical genre through the representation of more than ten choreographies, with the goal of re-signifying elements of different dances, namely batuque, lundu, samba de roda, maxixe, samba canção, samba gafieira, and samba enredo. In this sense, I carry out a comparative study of the social, musical, and coreographical elements addressed by the company, and the historical context in which the different kinds of samba on which the group grounded its research for the artistic production of the show.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22621
Appears in Collections:PPGAS - Mestrado em Antropologia Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnsaieiSambaAno_Garcia_2017.pdf4,74 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.