Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22651
Title: Desenvolvimento de uma ferramenta de apoio a prática docente voltada ao ensino baseado em competências: uma abordagem centrada no usuário
Authors: Alencar, Emerson Moura de
Advisor: Campos, André Mauricio Cunha
Keywords: Metodologia baseada em competências;Engenharia de requisitos;Projeto centrado no usuário
Issue Date: 3-Feb-2017
Citation: ALENCAR, Emerson Moura de. Desenvolvimento de uma ferramenta de apoio a prática docente voltada ao ensino baseado em competências: uma abordagem centrada no usuário. 2017. 68f. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia de Software) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: A metodologia com base em competência visa a formação do profissional com foco nas habilidades em realizar tarefas relativas à sua ocupação no mercado de trabalho. Porém, esta nova proposta trouxe desafios às equipes pedagógicas e docentes, em especial nas tarefas de planejamento. O ato de planejar tem sido uma tarefa árdua, tendo em vista a mudança de paradigma, bem como tantos processos e informações que o docente precisa compreender e desenvolver. Devido a isso, este trabalho propõe simplificar a tarefa de planejamento por meio de uma ferramenta computacional cuja usabilidade será avaliada de forma que minimize os problemas enfrentados e ofereça recursos que facilitem a compreensão de uma metodologia de ensino com base em competências. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória com o objetivo de encontrar padrões de dificuldades, através de formulários online e grupo focal foram coletados, com docentes das escolas do SENAI-DR/RN, dados relevantes à formulação de uma proposta de solução. O sistema, denominado MEP - Metodologia de Ensino Profissional, foi elaborado e desenvolvido em várias etapas, seguindo uma abordagem centrado no usuário, ou seja, envolvendo docentes e pedagogos durante o processo de concepção e desenvolvimento da ferramenta. Para verificar a facilidade do uso do sistema e a diminuição das barreiras que impeçam o usuário de atingir seus objetivos foi aplicado testes de usabilidade denominado teste de protótipo, onde foi possível aferir os pontos que foram facilitador e barreias no uso da ferramenta. O presente trabalho apresenta o processo de elaboração, desenvolvimento da ferramenta e os resultados de testes de usabilidade.
Abstract: The competency-based methodology aims to train the professional with a focus on the skills to perform tasks related to their occupation in the job market. However, this new proposal has brought challenges to the pedagogical and teaching teams, especially in the planning tasks. The act of planning has been an arduous task, in view of the paradigm shift, as well as so many processes and information that the teacher needs to understand and develop. Due to this, the current work proposes to simplify the planning task through a computational tool whose usability will be evaluated in a way that minimizes the problems faced and offers resources that facilitate the understanding of a methodology of education based on competences. For this, an exploratory research was developed with the objective of finding patterns of difficulties, through online forms and focal group, data relevant to the formulation of a solution proposal were collected with teachers from the SENAI-DR / RN schools. The system, called MEP - Professional Teaching Methodology, was elaborated and developed in several stages, following a user - centered approach, that is, involving teachers and pedagogues during the design and development process of the tool. In order to verify the ease of use of the system and the reduction of barriers that prevent the user from reaching their goals, we applied usability tests called the prototype test, where it was possible to gauge the points that were facilitators and barriers in the use of the tool. The present work presents the process of elaboration, development of the tool and the results of usability tests.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22651
Appears in Collections:MPES - Mestrado Profissional em Engenharia de Software

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EmersonMouraDeAlencar_DISSERT.pdf3,66 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.