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Título: O gestor da instituição pública de ensino e a nova gestão pública
Autor(es): Pereira, Liana de Araújo e Silva
Orientador: Alloufa, Jomaria Mata de Lima
Palavras-chave: Gestor;Gestão pública;Nova gestão pública;Formação
Data do documento: 28-Ago-2014
Referência: PEREIRA, Liana de Araújo e Silva. O gestor da instituição pública de ensino e a nova gestão pública. 2014. 92f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Resumo: Esta dissertação apresenta como tema O gestor da Instituição Pública de ensino e a Nova Gestão Pública, pois trata de uma reflexão com o objetivo geral de compreender como as ações do gestor, responde a proposta da Nova Gestão Pública e as exigências do Plano Nacional de Educação, de modo a contribuir com a educação nas instituições públicas do Rio Grande do Norte e tem com objetivos específicos: analisar a formação dos gestores para a função de diretor; pesquisar se as formações dos gestores correspondem com a teoria da Nova Gestão Pública e estudar se a formação do gestor reflete na qualidade da educação. Neste sentido, fez-se a pesquisa com gestores públicos das instituições estaduais de ensino da 1ª DIRED, de médio e grande porte (acima de seiscentos alunos), procurando analisar a formação dos gestores e seus conhecimentos específicos que envolvam as práticas da gestão pública voltadas para resultados e se isto reflete na qualidade da educação, conforme autores como, Sveiby (1998), Moresi (2001), Brasil (1995), ARAÚJO (2010), Brandão e Guimarães (1999), Pacheco (2011), Dahl (1990), entre outros. A metodologia da pesquisa possui caráter descritivo, com abordagem qualitativa, para compreender como as ações do gestor, e a gestão da instituição pública de ensino voltada para resultados são capazes de responder, as demandas sociais. A investigação tem caráter exploratório, uma vez que há pouco conhecimento sistematizado sobre a gestão pública na educação. Os estudos levam a proposições de resultados sobre a melhoria da educação. Foram utilizadas como fontes de coleta de dados: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas. A autonomia do gestor, as particularidades e o envolvimento das pessoas no processo de gestão, assim como o planejamento coletivo, articulações conforme as demandas, gestão de pessoal e dos espaços físico, assim como avaliações, são tópicos estudados nesta pesquisa, de modo a propiciar uma análise mais precisa dos fatos. Partimos da percepção dos diretores de escolas, para então analisar a formação dos mesmos, como um fator importante nesta análise. Os resultados obtidos dizem respeito à necessidade de mudanças de comportamento dos gestores por meio de uma formação adequada para tal função uma vez que suas ações têm influência nos resultados da educação.
Abstract: This dissertation presents themed managers Public Educational Institution and the New Public Management, as it is a reflection with the aim of understanding how the actions of the manager responds to the proposal of New Public Management and the requirements of the National education, to contribute to education in public institutions of Rio Grande do Norte. This dissertation presents the theme manager The Public Educational Institution and the New Public Management , as it is a reflection on the overall goal of understanding how the actions of the manager responds to the proposal from New Public Management and the requirements of the National Education Plan in order to contribute to education in public institutions of Rio Grande do Norte and has specific objectives to : review the training of managers to the role of director ; investigate whether the training of managers correspond to the theory of New Public Management and study the formation of the manager reflects on the quality of education. In this sense, did the research with public managers in state educational institutions of DIRED 1st, medium and large (over six hundred students), assessing the training of managers and their expertise involving the practices of focused public management for results and this reflects in the quality of education, as authors such as, Sveiby (1998), Moresi (2001), Brazil (1995), Araujo (2010), Brandão and Guimarães (1999), Pacheco (2011), Dahl (1990 ), among others. The research methodology has descriptive, qualitative approach, to understand how the actions of the manager, and the management of public educational institution focused on results are able to respond to social demands. The research is exploratory, since there is little systematic knowledge about public management in education. The studies lead to propositions of results on the improvement of education. Were used as sources of data collection: literature review, desk research and interviews. The autonomy of the manager, the particularities and people's involvement in the management process, as well as the collective planning, joints according to the demands, personnel management and physical spaces, as well as appraisals, are topics studied in this research , in order to provide a more precise analysis of the facts . We start from the perception of school principals, and then analyze their training as an important factor in this analysis. The results relate to the need for changes in the behavior of managers through adequate training for such function since their actions have influenced the results of education.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22753
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