Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22787
Title: Estudo da expressão imuno-histoquímica das proteínas P53, BAX e BCL-2 em tumores benignos derivados do epitélio odontogênico
Authors: Tenorio, Jefferson da Rocha
Advisor: Queiroz, Lelia Maria Guedes
Keywords: Tumores odontogênicos;apoptose;proteínas reguladoras de apoptose;proteína supressora de tumor p53;imuno-histoquímica.
Issue Date: 19-Feb-2016
Citation: TENORIO, Jefferson da Rocha. Estudo da expressão imuno-histoquímica das proteínas P53, BAX e BCL-2 em tumores benignos derivados do epitélio odontogênico. 2016. 98f. Dissertação (Mestrado em Patologia Oral) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: Os tumores odontogênicos (TOs) representam um grupo muito complexo e heterogêneo de lesões que são oriundos de tecidos que participam da formação do órgão dental. Mesmo quando agrupados em lesões da mesma origem, como aqueles derivados do epitélio odontogênico, os TOs podem apresentar distintos comportamentos biológicos. Tal característica pode estar relacionada com a expressão de proteínas ligadas à apoptose e controle do ciclo celular. Material e método: A amostra foi constituída de 60 TOs sendo 20 Ameloblastomas (AMBs), 20 Tumores odontogênicos ceratocísticos (TOCs) e 20 Tumores odontogênicos adenomatoides (TOAs). Foi realizada a técnica imuno-histoquímica, pelo método da estreptoavidina-biotina-peroxidase, utilizando os anticorpos anti: p53, BCL-2 e BAX. Para análise estatística, foram utilizados os testes Kruskal-Wallis e Spearman (p<0,05). Resultados: Todos os TOs apresentaram marcação para as proteínas estudadas. Não houve associação estatisticamente significativa entre a expressão das proteínas entre os TOs analisados, no entanto foi identificado correlação positiva entre a expressão de p53 e BCL-2 (r=0,200) juntamente com correlação negativa entre p53 e BAX (r=-0,100). Além disso, as proteínas p53 e BAX estiveram expressas de modo similar entre os AMBs e TOCs. Por semelhante modo, a proteína BCL-2 apresentou-se expressa de maneira equivalente entre AMBs e TOAs. Conclusão: Proteínas reguladoras da apoptose bem como proteínas ligadas ao ciclo celular estão envolvidas no desenvolvimento dos tumores odontogênicos e sua expressão diferencial está relacionada com o comportamento biológico dessas lesões.
Abstract: Os tumores odontogênicos (TOs) representam um grupo muito complexo e heterogêneo de lesões que são oriundos de tecidos que participam da formação do órgão dental. Mesmo quando agrupados em lesões da mesma origem, como aqueles derivados do epitélio odontogênico, os TOs podem apresentar distintos comportamentos biológicos. Tal característica pode estar relacionada com a expressão de proteínas ligadas à apoptose e controle do ciclo celular. Material e método: A amostra foi constituída de 60 TOs sendo 20 Ameloblastomas (AMBs), 20 Tumores odontogênicos ceratocísticos (TOCs) e 20 Tumores odontogênicos adenomatoides (TOAs). Foi realizada a técnica imuno-histoquímica, pelo método da estreptoavidina-biotina-peroxidase, utilizando os anticorpos anti: p53, BCL-2 e BAX. Para análise estatística, foram utilizados os testes Kruskal-Wallis e Spearman (p<0,05). Resultados: Todos os TOs apresentaram marcação para as proteínas estudadas. Não houve associação estatisticamente significativa entre a expressão das proteínas entre os TOs analisados, no entanto foi identificado correlação positiva entre a expressão de p53 e BCL-2 (r=0,200) juntamente com correlação negativa entre p53 e BAX (r=-0,100). Além disso, as proteínas p53 e BAX estiveram expressas de modo similar entre os AMBs e TOCs. Por semelhante modo, a proteína BCL-2 apresentou-se expressa de maneira equivalente entre AMBs e TOAs. Conclusão: Proteínas reguladoras da apoptose bem como proteínas ligadas ao ciclo celular estão envolvidas no desenvolvimento dos tumores odontogênicos e sua expressão diferencial está relacionada com o comportamento biológico dessas lesões.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22787
Appears in Collections:PPGPO- Mestrado em Patologia Oral

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JeffersonDaRochaTenorio_DISSERT.pdf3,8 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.