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Título: Monitoração dos parâmetros tribológicos e de desempenho de motores a Diesel e bicombustível (Diesel/GNL)
Título(s) alternativo(s): Monitoring of tribological parameters and performance of diesel engines and dual fuel (Diesel/GNL)
Autor(es): Silva Júnior, Edilson Marinho
Palavras-chave: Motores diesel;Tribologia e desempenho;Análise da informação
Data do documento: 4-Ago-2014
Citação: SILVA JÚNIOR, Edilson Marinho. Monitoração dos parâmetros tribológicos e de desempenho de motores a Diesel e bicombustível (Diesel/GNL). 2014. 83f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Resumo: The growing need of the industrial competitive market to determine and predict with greater safety and reliability failure mechanisms in dynamic mechanical system, for example, internal combustion engines, makes the big industries to invest resources in preventive and predictive measures, the achieve greater industrial productivity and reduce costs in the relevant criteria for stopping the machines together at the same time with the need to seek new forms of alternative fuels, through the combined use of fossil energy sources, in order to preserve the time working equipment and seek a sustainable economy. The present work is therefore to compare and describe tribological performance and the effects of use in DASH-9 7FDL16 EFI engines, railway locomotives supplied with diesel / GNL mixture in the proportion 70% / 30% parameters, compared with a same motor fueled by diesel fuel only. For this, use is made of the measurement of mechanical components (cylinders, piston rings and valves) by using dimensional analysis, analysis in diametral cylinders off, thickness and opening of the piston rings and valve timing, added with the analysis of its physical phenomena, pressure, temperature, vibration, motor parameters, emission, lubricant and sound pressure level, linking the two methods of analysis, mathematical and statistically comparing the engines and reporting the performance of using dual-fuel engine , diesel / GNL (70% / 30%), within the life of the dynamic system subjected to 1050 hours of testing at full load. It has been observed thereby that engines fueled with diesel / LNG mixture in the proportion 70% / 30% showed less wear than expected in the literature and some components compared with the other engine fueled by diesel only.
metadata.dc.description.resumo: A crescente necessidade do mercado competitivo industrial de determinar e prever com maior confiabilidade e segurança mecanismos de falhas em sistema mecânicos dinâmicos, como, por exemplo, os motores a combustão interna, faz com que as grandes indústrias invistam recursos em medidas preventivas e preditivas, a fim de alcançar uma maior produtividade industrial e diminuir custos no relevante aos critérios de parada das máquinas, aliado ao mesmo tempo com a necessidade de buscar novas formas de combustíveis alternativos, através do uso combinado de fontes fósseis de energias, de modo a preservar o tempo útil do equipamento e buscar uma economia sustentável. A presente dissertação consiste portanto em comparar e descrever parâmetros tribológicos e de desempenho dos efeitos da utilização em motores DASH 9 7FDL16-EFI, de locomotivas ferroviárias abastecidas com a mistura Diesel/GNL nas proporções 70%/30%, em comparação com um mesmo motor abastecido apenas por combustível Diesel. Para isso, faz-se o uso da mensuração de componentes mecânicos (cilindros, anéis de segmento e válvulas) por meio da utilização de análises dimensionais, análise diametral nos cilindros, folga, espessura e abertura dos anéis de segmento e abertura de válvulas, somados com a análise dos seus fenômenos físicos, pressão, temperatura, vibração, parâmetros dos motores, emissão, lubrificante e nível de pressão sonora, relacionando os dois métodos de análise, matemática e estatisticamente, comparando os motores e relatando o desempenho do uso do motor bicombustível, Diesel/GNL (70%/30%), no âmbito da vida do sistema dinâmico submetido a 1050 horas de ensaio em plena carga. Observou-se, dessa forma, que motores abastecidos com a mistura Diesel/GNL, nas proporções 70%/30% evidenciou um desgaste menor que o previsto em literatura e em alguns componentes quando comparados com o outro motor abastecido apenas por Diesel.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22812
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