Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22840
Título: Estimativa de prevalência de sarcopenia e fatores associados em uma amostra de idosos comunitários do Nordeste Brasileiro
Autor(es): Pinheiro, Carolina Dutra Gomes
Orientador: Guerra, Ricardo Oliveira
Palavras-chave: Sarcopenia;Envelhecimento;Prevalência.
Data do documento: 14-Dez-2015
Referência: PINHEIRO, Carolina Dutra Gomes. Estimativa de prevalência de sarcopenia e fatores associados em uma amostra de idosos comunitários do Nordeste Brasileiro. 2015. 53f. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: Objetivo: Estimar a prevalência e fatores associados à sarcopenia em uma amostra de idosos comunitários do Nordeste Brasileiro. Métodos: Trata-se de um estudo epidemiológico observacional analítico de corte transversal, no qual foram avaliados 337 idosos, com idade a partir de 60 anos, de ambos os sexos. Os indivíduos foram avaliados quanto às características sociodemográficas, clínicas, antropométricas e de desempenho físico. A presença ou ausência de sarcopenia foi verificada separadamente entre homens e mulheres seguindo a classificação proposta pelo European Working Group on Sarcopenia in Older Adults (EWGSOP). As diferenças nas características de acordo com a presença ou ausência de sarcopenia e sexo foram analisadas através do teste T-student e Qui-quadrado (p valor < 0,05). Foi utilizado um modelo de regressão logística para analisar os fatores associados à sarcopenia. Resultados: A média de idade dos homens foi 72,49 (+7,99) anos e das mulheres 70,06 (+7,06) anos, sendo a prevalência da sarcopenia de 12,3% e 11,6% respectivamente. Em ambos os sexos os indivíduos classificados com sarcopenia possuíram idade superior aos sem sarcopenia (p<0,001). Homens com sarcopenia mostraram baixo nível de atividade física em relação aos sem sarcopenia (p<0,032). Após análise multivariada, a idade (OR=7,51; IC= 2,10 - 26,77) e a circunferência de cintura (OR= 0,19; IC= 0,07 - 0,47) foram os fatores que permaneceram associados com sarcopenia. Conclusão: A estimativa de prevalência foi de 11,8% na amostra estudada, não havendo diferenças entre homens e mulheres. O avanço da idade e a medida de circunferência da cintura foram os fatores associados à sarcopenia.
Abstract: Objetivo: Estimar a prevalência e fatores associados à sarcopenia em uma amostra de idosos comunitários do Nordeste Brasileiro. Métodos: Trata-se de um estudo epidemiológico observacional analítico de corte transversal, no qual foram avaliados 337 idosos, com idade a partir de 60 anos, de ambos os sexos. Os indivíduos foram avaliados quanto às características sociodemográficas, clínicas, antropométricas e de desempenho físico. A presença ou ausência de sarcopenia foi verificada separadamente entre homens e mulheres seguindo a classificação proposta pelo European Working Group on Sarcopenia in Older Adults (EWGSOP). As diferenças nas características de acordo com a presença ou ausência de sarcopenia e sexo foram analisadas através do teste T-student e Qui-quadrado (p valor < 0,05). Foi utilizado um modelo de regressão logística para analisar os fatores associados à sarcopenia. Resultados: A média de idade dos homens foi 72,49 (+7,99) anos e das mulheres 70,06 (+7,06) anos, sendo a prevalência da sarcopenia de 12,3% e 11,6% respectivamente. Em ambos os sexos os indivíduos classificados com sarcopenia possuíram idade superior aos sem sarcopenia (p<0,001). Homens com sarcopenia mostraram baixo nível de atividade física em relação aos sem sarcopenia (p<0,032). Após análise multivariada, a idade (OR=7,51; IC= 2,10 - 26,77) e a circunferência de cintura (OR= 0,19; IC= 0,07 - 0,47) foram os fatores que permaneceram associados com sarcopenia. Conclusão: A estimativa de prevalência foi de 11,8% na amostra estudada, não havendo diferenças entre homens e mulheres. O avanço da idade e a medida de circunferência da cintura foram os fatores associados à sarcopenia.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22840
Aparece nas coleções:PPGFS - Mestrado em Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CarolinaDutraGomesPinheiro_DISSERT.pdf2,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.