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Título: Práticas e significados da política em contexto de campanhas eleitorais: uma análise das eleições em Araripe-CE (2008 - 2012)
Autor(es): Lima, Cícera Andrade Ferreira de
Palavras-chave: Tempo de Política;Identidades Políticas;Araripe
Data do documento: 7-Mar-2016
Citação: LIMA, Cícera Andrade Ferreira de. Práticas e significados da política em contexto de campanhas eleitorais: uma análise das eleições em Araripe-CE (2008 - 2012). 2016. 110f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: O trabalho de dissertação centra-se na análise e intepretação de contextos eleitorais municipais, com ênfase na sua produção simbólica e cultural, realizado em Araripe, município do Cariri Cearense, com recorte de pesquisa nos processos de campanhas eleitorais de 2008 e 2012, conforme o próprio calendário eleitoral brasileiro, assim como também, no momento desencadeado pelo processo de cassação do mandato do prefeito eleito no pleito de 2012. A investigação situa-se no campo temático, denominado, antropologia da política, qual parte da perspectiva de que a campanha eleitoral constitui-se como ritual simbólico, portanto, possível de ser interpretado pela ótica da cultura. Para tanto, a pesquisa se apoia teórico-metodologicamente na categoria analítica “Tempo de Política”, desenvolvida por Palmeira e Herédia (1997), conceito que evidência uma forma bastante particular de se pensar a política a partir das crenças e sentimentos vivenciados e partilhados durante o ritual de eleição. Nesse sentido, cada um dos capítulos que compõe a dissertação, apesar de se referirem a momentos bastante situados dentro do contexto político local encontra-se interligado aos demais por fios de significados que foram sendo tecido durante o processo de construção da pesquisa, assim como também o é, o próprio cotidiano produzido pelo momento eleitoral. Todo o trabalho realizado se apoia no método conhecido nas Ciências Sociais, em especial, na antropologia, por observação participante, realização de entrevistas e análise de material de campanha, produzidos e circulados, tanto no âmbito da vida prática como no espaço virtual (internet). A investigação apresenta como resultado relevante, a discussão acerca da produção de identidades políticas durante os momentos eleitorais, verificadas a partir das categorias “pé branco” e “pé roxo”, espécie de identidade móvel (HALL, 2006), requeridas durante disputas políticas, como forma de distinguir, portanto, de diferenciar os grupos políticos. Observou-se ainda, o aspecto personalista da política, considerando o contexto local. E consequentemente, analisou-se o processo de ressignificação da prática política a partir da inserção de novas mídias sociais. De maneira que a partir do trabalho de investigação empírica pode ser considerado que a inserção de novos elementos (novas mídias sociais) nos processos eleitorais tem transformado significativamente a prática política, portanto, transformado o “tempo da Política”, que na condição de conceito eminentemente cultural tem se modificado na proporção em que a cultura se constrói como prática simbólica.
metadata.dc.description.resumo: O trabalho de dissertação centra-se na análise e intepretação de contextos eleitorais municipais, com ênfase na sua produção simbólica e cultural, realizado em Araripe, município do Cariri Cearense, com recorte de pesquisa nos processos de campanhas eleitorais de 2008 e 2012, conforme o próprio calendário eleitoral brasileiro, assim como também, no momento desencadeado pelo processo de cassação do mandato do prefeito eleito no pleito de 2012. A investigação situa-se no campo temático, denominado, antropologia da política, qual parte da perspectiva de que a campanha eleitoral constitui-se como ritual simbólico, portanto, possível de ser interpretado pela ótica da cultura. Para tanto, a pesquisa se apoia teórico-metodologicamente na categoria analítica “Tempo de Política”, desenvolvida por Palmeira e Herédia (1997), conceito que evidência uma forma bastante particular de se pensar a política a partir das crenças e sentimentos vivenciados e partilhados durante o ritual de eleição. Nesse sentido, cada um dos capítulos que compõe a dissertação, apesar de se referirem a momentos bastante situados dentro do contexto político local encontra-se interligado aos demais por fios de significados que foram sendo tecido durante o processo de construção da pesquisa, assim como também o é, o próprio cotidiano produzido pelo momento eleitoral. Todo o trabalho realizado se apoia no método conhecido nas Ciências Sociais, em especial, na antropologia, por observação participante, realização de entrevistas e análise de material de campanha, produzidos e circulados, tanto no âmbito da vida prática como no espaço virtual (internet). A investigação apresenta como resultado relevante, a discussão acerca da produção de identidades políticas durante os momentos eleitorais, verificadas a partir das categorias “pé branco” e “pé roxo”, espécie de identidade móvel (HALL, 2006), requeridas durante disputas políticas, como forma de distinguir, portanto, de diferenciar os grupos políticos. Observou-se ainda, o aspecto personalista da política, considerando o contexto local. E consequentemente, analisou-se o processo de ressignificação da prática política a partir da inserção de novas mídias sociais. De maneira que a partir do trabalho de investigação empírica pode ser considerado que a inserção de novos elementos (novas mídias sociais) nos processos eleitorais tem transformado significativamente a prática política, portanto, transformado o “tempo da Política”, que na condição de conceito eminentemente cultural tem se modificado na proporção em que a cultura se constrói como prática simbólica.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/22879
Aparece nas coleções:PPGCS - Mestrado em Ciências Sociais

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