Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22976
Título: Síndrome de Sjögren: revisão de literatura e acompanhamento de um caso clínico
Autor(es): Freitas, Tarsila M. C.
Medeiros, Ana Miryam Costa de
Oliveira, Patricia Teixeira de
Lima, Kenio Costa de
Palavras-chave: Síndrome de Sjögren;Xerostomia;Auto-imunidade;Saliva
Data do documento: 2004
Referência: FREITAS, Tarsila M. C. et al . Síndrome de Sjögren: revisão de literatura e acompanhamento de um caso clínico. Revista Brasileira de Otorrinolaringologia, v. 70, n. 2, p. 283-288, 2004.
Resumo: A síndrome de Sjögren é uma doença inflamatória sistêmica, de natureza auto-imune, caracterizada pela infiltração linfocitária progressiva de vários órgãos exócrinos e não exócrinos. Acomete preferencialmente as glândulas salivares e lacrimais determinando prejuízo estrutural e disfunção secretória destes órgãos. A produção de auto-anticorpos e a hipergamaglobulinemia policlonal indicam que anormalidades na imunidade humoral desempenham um papel importante na patogenia desta afecção e o seu diagnóstico é baseado na combinação de vários achados clínicos e laboratoriais. A proposta deste trabalho é apresentar um caso clínico de síndrome de Sjögren enfatizando a sua importância clínica e a necessidade do diagnóstico precoce na tentativa de melhorar a qualidade de vida dos pacientes acometidos.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22976
Aparece nas coleções:CCS - DOD - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SindromeSjogrenRevisao_Freitas_2004.pdfhttp://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-72992004000200023&script=sci_abstract&tlng=pt159,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.