Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22983
Título: A proporção áurea como complemento na determinação da dimensão vertical
Título(s) alternativo(s): The golden proportion as a method for the determination of complementary vertical dimension
Autor(es): Chaves, Letícia Virgínia de Freitas
Chaves, Vanessa Suzana de Freitas
Oliveira, Augusto Henrique Alves de
Miranda, Bruna Freire Salem de
Santos, Alex Jose Souza dos
Machado, Cláudia Tavares
Palavras-chave: Dimensão vertical;Oclusão dentária;Prótese dentária
Data do documento: 2013
Referência: CHAVES, L. V. F. et al. A Proporção Áurea como Complemento na Determinação da Dimensão Vertical. Unopar Científica Ciências Biológicas e da Saúde, v. 16, n. 1, p. 39-44, 2014.
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar se as medidas faciais utilizadas em métodos tradicionais para determinação da Dimensão Vertical de Oclusão estão em Proporção Áurea (1: 1,618) e, por conseguinte, se podem ser utilizadas como método complementar para determinação desta dimensão. Foram selecionados aleatoriamente pacientes entre 20 e 30 anos, da clínica de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba. A amostra foi composta por 30 indivíduos, sendo 15 do gênero masculino e 15 do gênero feminino. Através da análise de fotografias frontais destes indivíduos, e traçados que trespassam pontos cefalométricos, foi possível elucidar novas abordagens nos tratamentos de reabilitação oral. Em relação ao grau da DTM dos pacientes pesquisados, 63,3% (n = 19) apresentavam algum grau de DTM, sendo que 50% (n = 15) apresentavam DTM leve, 10% (n = 3) apresentavam DTM moderada e apenas 3,3% apresentavam DTM severa. O restante, 36,7% (n = 11), não apresentava sinais ou sintomas de disfunções de ATM. Podemos afirmar, através deste estudo, que em pacientes sem DTM tanto os métodos de mensuração facial como os métodos fisiológicos, como o de Litle modificado por Tamaki, são eficientes na determinação da Dimensão Vertical. Porém, em pacientes com disfunções, os métodos se mostraram imprecisos.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22983
ISSN: 2447-8938
Aparece nas coleções:CCS - DOD - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ProporcaoAureaComplemento_Chaves_2013.pdfhttp://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/JHealthSci/article/view/552/5221,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.