Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23024
Title: Relações educacionais do podcast brasileiro com as hierarquias expressivas online
Authors: Freire, Eugênio Paccelli Aguiar
Keywords: Oralidade digital;Tecnologia de oralidade;Podcast educativo
Issue Date: 2014
Citation: FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar Freire. Relações educacionais do podcast com as hierarquias expressivas online. Conjectura: Filosofia e Educação (UCS), v. 19, p. 40-54, 2014. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2366/pdf_243>. Acesso em: 27 out. 2016.
Portuguese Abstract: Dominique Wolton (2007) sustenta que as tecnologias da informática encontram-se aptas a promover um exercício tecnológico no qual os usuários se encontrem em situação de igualdade. A partir dessa perspectiva, torna-se válido esperar que a vasta disseminação do uso de ferramentas online no Brasil repercuta o fenômeno referido, constituindo um contexto pautado pela cessão igualitária de visibilidade à expressão dos diversos indivíduos ali inseridos, instituindo, assim, um cenário apto ao diálogo educativo por permear-se por um tratamento igualitário dispensado a seus diversos falantes. O presente artigo, oriundo da tese Podcast na educação brasileira: natureza, potencialidades e implicações de uma tecnologia da comunicação (FREIRE, 2013c), buscou investigar se a derrocada hierárquica aludida realmente ocorre no âmbito nacional online do podcast, tecnologia de oralidade distribuída sob demanda. Para isso, este trabalho analisou, a partir de uma pesquisa documental online, a origem produtiva dos podcasts de maior visibilidade na internet brasileira, considerando do mesmo modo as esferas dos blogs e microblogs, de modo a relativizá-las ao cenário do podcast. Os resultados desta investigação indicaram que, ao contrário do que se observou em outras esferas online, o uso nacional do podcast demonstrou promover a superação de hierarquias que privilegiam certos indivíduos, especialmente aqueles referidos como “celebridades”, em detrimento dos demais, na visibilidade de suas expressões em meios tecnológicos
URI: http://hdl.handle.net/123456789/23024
ISSN: 2178-4612
Appears in Collections:IMD - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RelaçõesEducacionaisPodcast_2014.pdf482,11 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.