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dc.contributor.authorSouza, Francisco das Chagas Silva-
dc.contributor.authorMedeiros Neta, Olivia Morais de-
dc.contributor.authorSilva, Alexsandra Moura da-
dc.date.accessioned2017-05-29T14:16:20Z-
dc.date.available2017-05-29T14:16:20Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSOUZA, Francisco das Chagas; MEDEIROS NETA, Olivia Morais de; SILVA, Alexsandra Moura. A escola para o jovem: representações de alunos em situação de distorção idade-série no município de Areia Branca-RN. Holos, v. 4, p. 33-51, 2015. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3183>. Acesso em 25 abr. 2017.pt_BR
dc.identifier.issn1807-1600-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23182-
dc.description.abstractThis study aims to examine how adolescents in age-grade and social vulnerability, students of a public school in the municipality of Areia Branca-RN, realize the educational institution where they live. The approach of the Social Representation Theory (SRT) for the theoretical foundation was adopted. Eight students from the 4th grade of elementary school were selected with age between 11 and 13 years. The methodology consisted of interviews, the application of Free Association of Technical Words (TALP) and the production of drawings by students. It was noted that, despite all the difficulties, the students have researched the school as an element of transformation and represent it as a fundamental element to develop as a person. It was also observed that before so many disagreements these young people still design a future full of dreams and desirespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectdistorção idade-sériept_BR
dc.subjectvulnerabilidade socialpt_BR
dc.titleA escola para o jovem: representações de alunos em situação de distorção idade-série no município de Areia Branca-RNpt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.description.resumoEste estudo visa analisar como jovens em situação de distorção idade-série e de vulnerabilidade social, alunos de uma escola pública, situada no município de Areia Branca-RN, percebem a instituição escolar em que estão inseridos. Foi adotada a abordagem da Teoria das Representações Sociais (TRS) para a fundamentação teórica. Foram selecionados oito alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, com a idade entre 11 e 13 anos. A metodologia constou de entrevistas, da aplicação da Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) e da elaboração de desenhos pelos alunos. Foi notado que, apesar de todas as dificuldades, os alunos pesquisados têm a escola como um elemento de transformação e a representam como um elemento fundamental para se desenvolver como pessoa. Também foi observado que diante de tantos desencontros esses jovens ainda projetam um futuro cheio de sonhos e desejospt_BR
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