Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/23210
Título: A teoria da probabilidade e a teoria dos jogos em uma abordagem para o ensino médio
Autor(es): Santos, Jorian Pereira dos
Orientador: Ferreira, Débora Borges
Palavras-chave: Teoria da probabilidade;Teoria dos jogos;Jogos;Ensino de probabilidade
Data do documento: 30-Ago-2016
Referência: SANTOS, Jorian Pereira dos. A teoria da probabilidade e a teoria dos jogos em uma abordagem para o ensino médio. 2016. 71f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: Neste trabalho é proposto uma aplicação da Teoria dos Jogos na Teoria da Probabilidade como uma alternativa para o tratamento de interações que caracterizam-se como jogos e para o ensino de probabiliade na educação básica. Será apresentado uma introdução a história da probabilidade, bem como, os fundamentos probabilísticos que nor-teiam as aplicações na teoria dos jogos a nível de ensino médio e por fim, será proposto uma aplicação através de uma sequência didática que une tópicos das duas teorias no ensino probabilidade.
Abstract: This work proposes an application of the game theory and probability theory in basic education as an alternative for the treatment of interactions which is characterized as games and for probability teaching. An introduction to the history of probability will be presented and the probabilistic foundations that guide applications in game theory to the high school level and, finally, it is proposed an application through a didactic sequence that unites topics of the two theories in teaching probability.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23210
Aparece nas coleções:PPGMRN - Mestrado em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JorianPereiraDosSantos_DISSERT.pdf1,91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.