Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23598
Título: Produtos e imagens da indústria cultural em tatuagens: estudo da interação face a face na Praia da Pipa-RN
Autor(es): Ferreira, Ana Paula de Barros
Palavras-chave: Hiperconsumo;Corpo;Tatuagem;Cultura;Praia de Pipa/RN;Produção de sentido
Data do documento: 17-Mar-2017
Citação: FERREIRA, Ana Paula de Barros. Produtos e imagens da indústria cultural em tatuagens: estudo da interação face a face na Praia da Pipa-RN. 2017. 137f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: This research is about the consumption of images of cultural industry products in the form of tattoos, at Pipa beach, Tibau do Sul, Rio Grande do Norte. An analysis was performed on the agency of cultural industry products’ images, making personal and written narratives in the body with tattoos. Thereunto, an ethnographic methodology and a field research that took five months were made.We also took into account the life’s story of three local residents and the empirical observation in a tattoo studio, between July and August 2016. The reflections presented here are mainly based in the works of Le Breton (2007), Luiz Braga (2011), Goffman (2012), Giddens (2003) and Lipovetsky (2007), Sodré (2013), Canevacci (2008) and Appadurai (2004). The aim is to deepen understanding about communicational episodes and social interactions that are stablished in the daily life of Pipa residents, and which are stimulated by the tattooed body with images of cultural industry products.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa é sobre o consumo de tatuagem de imagens de produtos da indústria cultural na Praia da Pipa, Tibau do Sul, Rio Grande do Norte. Foi realizada uma análise sobre o agenciamento de imagens de produtos da indústria cultural na construção de narrativas pessoais e escritas no corpo em forma de tatuagens. Para isso, foram construídas uma metodologia etnográfica e uma pesquisa de campo que durou cinco meses. Levamos em conta também a história de vida de três moradores do lugar e a observação empírica em um estúdio de tatuagem, entre os meses de julho e agosto de 2016. As reflexões aqui apresentadas são fundamentadas, principalmente, nas obras de Le Breton (2007), Luiz Braga (2011), Goffman (2012), Giddens (2003) e Lipovetsky (2007), Sodré (2013), Canevacci (2008) e Appadurai (2004). O objetivo é aprofundar a compreensão sobre episódios comunicacionais e interações sociais que se estabelecem no cotidiano dos moradores da Pipa e, que são acionadas pelo corpo tatuado com imagens de produtos da indústria cultural.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23598
Aparece nas coleções:PPGEM - Mestrado em Estudos da Mídia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaPaulaDeBarrosFerreira_DISSERT.pdf22,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.