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Título: Arte do patrimônio campinense: mediação do ensino de arte por meio de projeto
Autor(es): Oliveira, Illian Narayama Rocha
Palavras-chave: Ensino de artes;Ensino por projeto;Educação patrimonial
Data do documento: 20-Fev-2017
Citação: OLIVEIRA, Illian Narayama Rocha. Arte do patrimônio campinense: mediação do ensino de arte por meio de projeto. 2017. 98f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: This research presents a reflexive analysis about the teaching of Art from a lived experience of intervention in the classes of Art, in the State School of High School Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro, located in the city of Campina Grande in Paraíba. From the testimony of some students of this school about concerns and discouragement in Art classes, the proposal of teaching by project was developed with one of the classes of the school, in order to remedy the problems cited by the students. This teaching method was chosen because it is a new proposal for a lesson within the school and that allowed a variety of actions with the class of the 1st year G in the year of 2012. For this it was fundamental to resort to the study about teaching through design, in which It is this practice, with whom and when the ideas of this type of education arise, through the knowledge of the educators most referenced in this type of proposal, Willian Kilpatrick and Fernando Hernández. The theme was chosen axis to be worked on the project from conversations with the involved class, being around Patrimonial Education, which entailed in a more cohesive analysis within the idea of teaching by project, since it was from this type of teaching proposal Which made it possible to reach the results reflected in this research, and contributing to the discussion of the understanding of the educational process as mediation between cultural heritage, teaching and the school; And the school as patrimony. Action research was the line of research chosen for the analysis of this process, focusing on the problem solving and active participation of the researcher. With this research, it was possible to perceive that the use of the proposal of teaching by project despite the difficulties encountered in public education, it is possible, and to work on themes involving transdisciplinarity and interdisciplinarity, starting from Art classes.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa apresenta uma análise reflexiva sobre o ensino de Arte a partir de uma experiência vivenciada de intervenção nas aulas de Arte, na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro, localizada no município de Campina Grande na Paraíba. A partir do depoimento de alguns alunos desta escola sobre inquietações e desmotivações nas aulas de Arte, foi desenvolvida a proposta de ensino por projeto com uma das turmas da escola, a fins de sanar os problemas citados pelos alunos. Foi escolhido este método de ensino por ser uma nova proposta de aula dentro da escola e que permitiu variadas ações com a turma do 1° ano G no ano de 2012. Para tanto foi fundamental recorrer ao estudo sobre o ensino através de projeto, em que consiste essa prática, com quem e quando surge as ideias desse tipo de ensino, através do conhecimento dos educadores mais referenciados nesse tipo de proposta, Willian Kilpatrick e Fernando Hernández. Foi escolhido o tema eixo a ser trabalhado no projeto a partir de conversas com a turma envolvida, sendo em torno da Educação Patrimonial, que acarretou numa análise mais coesa dentro da ideia do ensino por projeto, pois foi a partir desse tipo de proposta de ensino que possibilitou chegar aos resultados refletidos nessa pesquisa, e contribuindo para a discussão do entendimento do processo educacional como mediação entre patrimônio cultural, ensino e a escola; e a escola como patrimônio. A pesquisa-Ação foi a linha de pesquisa elegida para a análise desse processo, por ter como foco a resolução de problemas e participação ativa do pesquisador. Com esta pesquisa, possibilitou perceber que o uso da proposta de ensino por projeto apesar das dificuldades encontradas no ensino público, é possível, e trabalhar temas que envolve a transdisciplinaridade e a interdisciplinaridade a partia das aulas de Arte.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23633
Aparece nas coleções:PROFARTES - Mestrado Profissional em Artes

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