Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/23895
Title: Mioepitelioma de glândula salivar menor - uma análise imuno-histoquímica de quatro casos
Authors: Silveira, Éricka Janine Dantas da
Pereira, Antonio Luiz Amaral
Fontora, Maria Carmen
Souza, Lélia Batista de
Freitas, Roseana de Almeida
Keywords: Glândula salivar menor;Imuno-histoquímica;Mioepitelioma
Issue Date: 2006
Citation: SILVEIRA, Éricka Janine Dantas da et al . Mioepitelioma de glândula salivar menor - uma análise imuno-histoquímica de quatro casos. Revista Brasileira de Otorrinolaringologia, v. 72, n. 4, p. 528-532, 2006.
Portuguese Abstract: Introdução e Metodologia: Realizou-se um estudo imunohistoquímico em 4 casos de mioepiteliomas, visando traçar seu perfil quanto ao grau de diferenciação das células através dos anticorpos alfa-SMA, CK 14 e vimentina, bem como investigar o índice de proliferação celular pelo anti-PCNA, além de comparamos a imunorreatividade com o tecido glandular normal adjacente ao tumor. Resultados: No tecido glandular normal as células mioepiteliais exibiram marcação para alfa-SMA e CK 14, enquanto que nas células ductais somente a presença da CK 14 foi verificada. Em todos os casos foi verificada positividade para CK 14 e vimentina, porém a CK 14 esteve presente somente em células epitelióides e fusiformes, enquanto que a vimentina mostrou-se positiva também nas células plasmocitóides. A alfa-SMA não foi detectada nas células neoplásicas. Imunopositividade para o PCNA foi observada em mais de 75% do componente celular dos tumores analisados, independente do tipo. Conclusões: Concluiu-se que não houve diferença na atividade proliferativa entre os tipos celulares presentes nos mioepiteliomas e, ainda, que os resultados deste estudo sugerem que as células constituintes desta neoplasia realmente representam células da linhagem mioepitelial, mas em diferentes estágios de diferenciação.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23895
Appears in Collections:CCS - DOD - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MioepiteliomaGlandulaSalivar_Silveira_2006.pdfhttp://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-72992006000400015&script=sci_abstract&tlng=pt676,92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.