Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/24024
Título: Textos de divulgação científica no ensino de biologia: possibilidade de uso da leitura para construção de conceitos em uma unidade didática
Autor(es): Almeida, Sandra Luiza Sousa Santos de
Orientador: Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de
Palavras-chave: Ensino de Biologia;Divulgação científica;Letramento científico
Data do documento: 28-Jul-2017
Referência: ALMEIDA, Sandra Luiza Sousa Santos de. Textos de divulgação científica no ensino de biologia: possibilidade de uso da leitura para construção de conceitos em uma unidade didática. 2017. 155f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: Este trabalho propôs-se a desenvolver, aplicar e avaliar uma estratégia de ensino com foco em leitura de Textos de Divulgação Científica (TDC) como possível ferramenta para o ensino de conceitos de Ecologia em duas turmas da terceira série do Ensino Médio em uma Escola pública de Natal. O estudo tem como objetivo geral contribuir com a construção de significados, facilitação da compreensão de conceitos e ampliação do vocabulário científico dos estudantes, o que deverá colaborar para uma proficiência leitora por meio do desenvolvimento de atividades que utilizam textos de divulgação científica sobre temas ambientais. Esta pesquisa apoia-se numa metodologia de abordagem qualitativa e quantitativa com elementos da pesquisa-ação e cujas ações foram desenvolvidas em dois momentos: o primeiro – desenvolvimento de um projeto piloto inicial, com 4 etapas e, o segundo – o projeto integral, propriamente dito, com 5 etapas. Os conteúdos trabalhados nos dois momentos da pesquisa constituem conceitos básicos de Ecologia como: cadeias alimentares, hábitat, nicho ecológico e transferência de energia nos ecossistemas. Os resultados foram analisados a partir de categorias construídas ou adaptadas para atender aos objetivos da pesquisa. O projeto piloto partiu da análise de duas turmas, uma em que se utilizou o TDC e outra em que ele não foi utilizado. A produção escrita mais elaborada e consistente da turma que usou o texto demonstrou a aquisição de uma maior quantidade de conceitos ecológicos básicos, inseridos em uma problemática ambiental, em relação à turma que teve aulas tradicionais e sem TDC. Em um segundo momento da pesquisa, as duas turmas foram trabalhadas utilizando o texto de divulgação científica. Da mesma forma que etapa inicial, os resultados obtidos a partir das análises e interpretação dos estudantes nos permitiram evidenciar de forma positiva, que a utilização de textos em aulas de Biologia funciona como estratégia facilitadora da compreensão de conceitos e utilização de informações mais consistentes e conscientes sobre a temática em estudo. Isto pode ser constatado nas respostas dadas às situações propostas nas problematizações e nos debates fomentados durante a realização da unidade didática.
Abstract: This work aimed to develop, apply and evaluate a teaching strategy focused on reading Scientific Dissemination Texts (TDC) as a possible tool for the teaching of Ecology concepts in two classes of the third grade of High School in a Public School from Natal-Rio Grande do Norte-Brazil. The main objective of this study is to contribute to the construction of meanings, to facilitate the understanding of concepts and to broaden students' scientific vocabulary through the development of activities that use scientific dissemination texts on environmental themes. This research is based on a methodology of qualitative and quantitative approach with elements of action research and whose actions were developed in two moments: the first - development of an initial pilot project, with 4 stages and the second - the integral project, properly Said, with 5 steps. The contents worked in the two moments of the research are basic concepts of Ecology as: food chains, habitat, ecological niche and energy transfer in ecosystems. The results were analyzed from categories constructed or adapted to meet the objectives of the research. The pilot project was based on the analysis of two classes, one in which TDC was used and another in which it was not used. The more elaborate and consistent written production of the class that used the text demonstrated the acquisition of a greater amount of basic ecological concepts, inserted in an environmental problematic, in relation to the class that had traditional classes and without TDC. In a second moment of the research, the two classes worked using the text of scientific divulgation. In the same way as the initial stage, the results obtained from the analysis and interpretation of the students allowed us to positively evidence that the use of texts in Biology classes functions as a strategy to facilitate the understanding of concepts and the use of more consistent and conscious information on the subject under study. This can be found in the answers given to the situations proposed in the problematizations and in the debates fostered during the realization of the didactic unit.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24024
Aparece nas coleções:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SandraLuizaSousaSantosDeAlmeida_DISSERT.pdf4,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
ProdutoEducacional_Almeida_2017.pdfGuia didático956,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.