Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/24212
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlloufa, Jomaria Mata de Lima-
dc.contributor.authorParente, Alexandre Eduardo Souza-
dc.date.accessioned2017-11-07T22:58:39Z-
dc.date.available2017-11-07T22:58:39Z-
dc.date.issued2017-07-31-
dc.identifier.citationPARENTE, Alexandre Eduardo Souza. A educação corporativa no desenvolvimento da carreira profissional em uma empresa pública: o caso da UNICORREIOS, na Diretória Regional do Rio Grande do Norte. 2017. 137f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24212-
dc.description.abstractThis work analyzed the management of people, from a strategic point of view, observing the influence of Corporate Education, applied by UNICORREIOS, in the development of the professional career of the employees of the Brazilian Postal and Telegraph Company - ECT. The study was based on the theoretical reference of People Management, using as evaluation anchor the system of career management proposed by Dutra (1996). This is a descriptive, case-study-type research with a quantitative and qualitative analysis approach. The study was conducted at the Regional Board of Rio Grande do Norte and was composed of 332 subjects, divided into 3 groups (Managers, Facilitators and Employees). The primary data were collected through semi-structured interviews with the groups of managers and facilitators, as well as the use of a questionnaire with a Likert scale applied to the group of employees. The qualitative data analysis approach was performed through documentary analysis and content analysis (BARDIN, 2011), while the treatment of quantitative data was performed using descriptive statistics, using the Spearman correlation coefficient. The research identified a strong integration between the Corporate Education System and the strategic objectives of ECT. The results show that there is a moderate influence between the Corporate Education offered by UNICORREIOS and the development of the professional career, especially regarding the variables development momentum and frequency of employee participation. The indicators still suggest a strong relationship between the variables, accumulation of career capital and the perception of rewards. However, it was verified that, from the employees' point of view, the relationship between their participation in the Corporate Education System and the possibility of rewards arising from this participation, even if successful, is not totally clear.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação corporativapt_BR
dc.subjectUniversidade corporativapt_BR
dc.subjectUNICORREIOS e desenvolvimento da carreira profissionalpt_BR
dc.titleA educação corporativa no desenvolvimento da carreira profissional em uma empresa pública: o caso da UNICORREIOS, na Diretória Regional do Rio Grande do Nortept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2281196436522081pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9209334172096854pt_BR
dc.contributor.referees1Sano, Hironobu-
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6037766951080411pt_BR
dc.contributor.referees2Araújo, Richard Medeiros de-
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6158536331515084pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisou a gestão de pessoas, do ponto de vista estratégico, observando a influência da Educação Corporativa, aplicada pela UNICORREIOS, no desenvolvimento da carreira profissional dos empregados da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT. O estudo se baseou no referencial teórico de Gestão de Pessoas, utilizando como ancora avaliativa o sistema de administração de carreiras proposto por Dutra (1996). Trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva, do tipo estudo de caso, com uma abordagem de análise quantitativa e qualitativa. O estudo foi realizado na Diretoria Regional do Rio Grande do Norte e foi composto por 332 sujeitos, divididos em 3 grupos (Gestores, Facilitadores e Empregados). Os dados primários foram colhidos através de entrevistas semiestruturadas com os grupos de gestores e facilitadores, além da utilização de questionário, com escala Likert, aplicado junto ao grupo de empregados. A abordagem de análise dos dados qualitativos foi realizada através da análise documental e da análise de conteúdo (BARDIN, 2011), enquanto que o tratamento dos dados quantitativos foi realizado por meio de estatística descritiva, com a utilização o coeficiente de correlação de Spearman. A pesquisa identificou haver uma forte integração entre o Sistema de Educação Corporativa e os objetivos estratégicos da ECT. Os resultados demostram existir uma influência moderada entre a Educação Corporativa oferecida pela UNICORREIOS e o desenvolvimento da carreira profissional, principalmente no que tange as variáveis impulso no desenvolvimento e frequência na participação dos empregados. Os indicadores ainda sugerem uma relação forte entre as variáveis, acúmulo de capital de carreira e a percepção de recompensas. Porém verificou-se que, do ponto de vista dos empregados, a relação entre sua participação no Sistema de Educação Corporativa e a possibilidade de recompensas advindas dessa participação, mesmo que exitosa, não é totalmente clara.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:PPGA - Mestrado em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EducacaoCorporativaDesenvolvimento_Parente_2017.pdf2,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.