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dc.contributor.advisorSalazar, Andres Ortiz-
dc.contributor.authorLima, Gustavo Fernandes de-
dc.date.accessioned2017-11-17T15:10:35Z-
dc.date.available2017-11-17T15:10:35Z-
dc.date.issued2014-12-16-
dc.identifier.citationLIMA, Gustavo Fernandes de. Proposta de tecnologia para controle de velocidade de PIGs instrumentados utilizando lógica Fuzzy. 2014. 57f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24290-
dc.description.abstractThe speed control of smart PIGs is necessary, in oil and gas industry, for allow a better and safer pipeline inspection. This is possible when those smart it PIGs maintain a low speed while performs a pipeline inspection, in the search for defects as corrosion, cracks and dents. Our objective propose a technology for speed control of smart pigs using a by-pass valve triggered by a solenoid. This valve is able to control the pressure differential applied in PIG ’s body. Once we control the pressure differential, it is possible to control the speed of this PIG . A experimental benchmark was mounted in reduced scale for simulation of the PIG speed excursion situation and acceleration suffered by the PIGs . The experimental benchmark allowed to studying the reactions of the upstream and downstream pressure over the by-pass valve.The Fuzzy logic was used for determine the opening and closing period this valve to control pressure differential. The experimental tests show substantial reduction in pressure differential value over PIG after happening speed excursion. Also, the time necessary for the pressure differential go to maximum and returns to default reference value. The results obtained allow conclude which is possible to controlling pressure differential applied in PIG , thus also the speed, using Fuzzy logic, acting opening and closing period of proposed by-pass valvept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPIG - Instrumentadopt_BR
dc.subjectControle de velocidadept_BR
dc.subjectArduinopt_BR
dc.subjectVálvula by-pass.pt_BR
dc.titleProposta de tecnologia para controle de velocidade de PIGs instrumentados utilizando lógica Fuzzypt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA E DE COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.contributor.authorID00783529406pt_BR
dc.contributor.advisorID51618362968pt_BR
dc.contributor.referees1Maitelli, André Laurindo-
dc.contributor.referees1ID42046637100pt_BR
dc.contributor.referees2Fontes, Francisco De Assis Oliveira-
dc.contributor.referees2ID20300190468pt_BR
dc.contributor.referees3Filho, Oscar Gabriel-
dc.contributor.referees3ID11376040697pt_BR
dc.description.resumoO controle de velocidade de PIGs instrumentados é necessário, dentro da indústria de petróleo e gás, para permitir uma inspeção de dutos de melhor qualidade e maior segurança. Isto só é possível quando esses PIGs mantêm uma velocidade baixa durante a operação de inspeção de dutos, na procura de defeitos como corrosão, trincas e amassamentos. Este trabalho tem por objetivo propor uma tecnologia para o controle de velocidade de PIGs instrumentados utilizando uma válvula by-pass acionada por uma solenoide. Essa válvula tem a capacidade de controlar o diferencial de pressão atuante no corpo do PIG. E controlar o diferencial de pressão significa controlar a velocidade desse PIG. Uma bancada de testes foi montada em escala reduzida para simulação de situações de “tiro” e de aceleração sofridos pelos PIGs. A bancada permitiu estudar as reações das pressões a montante e a jusante da válvula by-pass. A lógica Fuzzy foi utilizada para determinar os tempos de abertura e fechamento dessa válvula, com objetivo de controlar o diferencial de pressão. Os testes na bancada mostraram uma redução substancial no valor do diferencial de pressão atuante no PIG após a ocorrência do “tiro”. Também ocorreu uma redução no tempo em que o diferencial de pressão vai ao máximo e retorna ao valor de referência predefinido. Os resultados obtidos permitem concluir que é possível controlar o diferencial de pressão atuante no PIG, assim também a velocidade, utilizando a lógica Fuzzy, atuando na abertura e fechamento da válvula by-pass proposta.pt_BR
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