Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/24323
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Diógenes Felix da Silva-
dc.contributor.authorAraújo, Francisco Clésio Medeiros Dantas de-
dc.date.accessioned2017-11-20T20:34:04Z-
dc.date.available2017-11-20T20:34:04Z-
dc.date.issued2017-06-21-
dc.identifier.citationARAÚJO, Francisco Clésio Medeiros Dantas de. Produção do livro paradidático: uma pitada de sal no ensino de geografia. 2017. 143f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24323-
dc.description.abstractThis work proposes to contextualize the production of sea salt with themes related to the teaching of geography in high schools located on the northern coast of the state of Rio Grande do Norte, where the municipalities with the largest salt production in Brazil are located. This proposal was made through a didactic-pedagogical instrumentation textual, with the elaboration of a paradidático book, explaining the natural and human subjects in an interdisciplinary and transversal way. The research was based on empirical observations in relation to the saline industry that involves several contents worked in the Geography component that could be worked by teachers of basic education. Firstly, meetings were held with the pedagogical coordination (board, coordinator and teachers), followed by the elaboration of the didactic-textual material (proposed educational product), which was based on a constructive process and dialogued along 04 (four) workshops Pedagogical with the students. In these workshops, content related directly to the proposed theme was discussed, such as the historical, environmental, economic and cultural importance of the salinas of the region. Finishing with a field lesson in Salina Unidos (Macau-RN). The interventions carried out at the school confirmed the underutilization of the subject in the Geography class, allowing a wide discussion about its insertion in the school curriculum. It was verified that through the theme chosen for this work, the various categories of spatial analysis can be studied in a way that there is an interaction and transversality between the students' previous knowledge, based on their place of living, with the main events, phenomena and transformations of the Geographic Space at the regional, national and global scales, within the contents, skills and competences expected for the formation of the students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectMaterial paradidáticopt_BR
dc.subjectLitoral semiáridopt_BR
dc.subjectEconomia do RNpt_BR
dc.subjectSal marinhopt_BR
dc.titleProdução do livro paradidático: uma pitada de sal no ensino de geografiapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - MESTRADO PROFISSIONALpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2061273060719563pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4149669138364420pt_BR
dc.contributor.referees1Diniz, Marco Túlio Mendonça-
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3075753552167640pt_BR
dc.contributor.referees2Rocha, Glairton Cardoso-
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1470302147842355pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe contextualizar a produção de sal marinho com temas relacionados ao ensino de Geografia em escolas do ensino médio situadas no litoral setentrional do estado do Rio Grande do Norte, onde se localizam os municípios com a maior produção salineira do Brasil. Essa proposta se deu por meio de uma instrumentação didática-pedagógica textual, com a elaboração de um livro paradidático, explanando-se os temas naturais e humanos de forma interdisciplinar e transversal. A pesquisa partiu de observações empíricas em relação a temática da indústria salineira que envolve vários conteúdos trabalhados no componente curricular Geografia que poderiam ser trabalhados por professores da educação básica. Primeiramente foram realizadas reuniões com a coordenação pedagógica (diretoria, coordenador e professores), seguidas da elaboração do material didático-textual (produto educacional proposto), o qual se deu a partir de um processo construtivo e dialogado ao longo de 04 (quatro) oficinas didática-pedagógicas com os discentes. Nessas oficinas foram discutidos conteúdos associados diretamente ao tema proposto, como a importância histórica, ambiental, econômica e cultural das salinas da região. Finalizando-se com uma aula de campo na Salina Unidos (Macau-RN). As intervenções realizadas na escola confirmaram a subutilização da temática nas aulas de Geografia, possibilitando uma ampla discussão sobre sua inserção no currículo escolar. Verificou-se que através do tema escolhido para esse trabalho, as diversas categorias de análises espaciais podem ser estudadas de forma que haja uma interação e uma transversalidade entre os conhecimentos prévios dos alunos, firmados a partir de seu lugar de vivência, com os principais acontecimentos, fenômenos e transformações do Espaço Geográfico nas escalas regional, nacional e global, dentro dos conteúdos, habilidades e competências esperados para a formação dos estudantes.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA: GEOGRAFIA - MESTRADO PROFISSIONALpt_BR
Aparece nas coleções:GEOPROF - Mestrado Profissional em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FranciscoClesioMedeirosDantasDeAraujo_DISSERT.pdf5,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.