Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/24326
Título: Elaboração de um componente curricular sobre atenção à saúde da população LGBT em um Curso de Graduação em Medicina
Autor(es): Santos, Giordano Bruno Souza dos
Orientador: Melo, Lucas Pereira de
Palavras-chave: Pessoas transgênero;Serviços de saúde;Travestismo;Educação médica;Minorias sexuais
Data do documento: 30-Ago-2017
Referência: SANTOS, Giordano Bruno Souza dos. Elaboração de um componente curricular sobre atenção à saúde da população LGBT em um Curso de Graduação em Medicina. 2017. 40f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: A discussão acerca da identidade de gênero, orientação sexual e especialmente no que tange à atenção à saúde de pessoas LGBT ainda é negligenciada no projeto pedagógico dos cursos da área da saúde, em geral, e da Medicina, em particular. Diante disso, a presente pesquisa teve como objetivo geral elaborar um componente curricular sobre atenção à saúde da população LGBT em um curso de graduação em Medicina. Para tanto, foi realizada uma pesquisa-ação junto ao curso de Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A pesquisa compreendeu as seguintes etapas: a) fase exploratória; b) colocação dos problemas ou necessidades; c) teorização; d) seminários; e) coleta de dados; f) plano de ação; e g) divulgação interna e externa. Como resultado desse estudo obteve-se a proposta de inclusão de um componente curricular denominado “Atenção à Saúde da População LGBT”, com carga horária de 45 horas, no projeto pedagógico do curso de Medicina da instituição-cenário desta pesquisa. Além disso, foi submetida e aprovada uma Oficina Pré-congresso sobre a mesma temática a ser realizada no 55º Congresso Brasileiro de Educação Médica. Sendo assim, pode-se concluir que a inclusão da temática objeto deste estudo é de fundamental importância para a formação do médico com perfil generalista, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para os curso de graduação em Medicina vigente.
Abstract: The discussion about gender identity, sexual orientation and especially about the health care of LGBT people is still neglected in the pedagogical project of the courses of health in general, and Medicine in particular. In view of this, the present research had as general objective to elaborate a curricular component on health care of the LGBT population in a graduation course in Medicine. For that, an action research was carried out next to the medical course of the Multicampi School of Medical Sciences of the Federal University of Rio Grande do Norte. The research comprised the following steps: a) exploratory phase; B) placement of problems or needs; C) theorizing; D) seminars; E) data collection; F) action plan; And g) internal and external disclosure. As a result of this study, a proposal was made for the inclusion of a curricular component called "Health Care of the LGBT Population", with a 45-hour workload, in the pedagogical project of the medical course of the institution-scenario of this research. In addition, a Pre-congress Workshop was submitted and approved on the same theme to be held at the 55th Brazilian Congress of Medical Education. Thus, it can be concluded that the inclusion of the subject matter of this study is of fundamental importance for the training of physicians with a generalist profile, according to the National Curricular Guidelines for undergraduate medical courses.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24326
Aparece nas coleções:MPEENSA - Mestrado Profissional em Ensino na Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GiordanoBrunoSouzaDosSantos_DISSERT.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.