Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/24362
Title: Otimização do processo de síntese de nanolubrificantes aditivados com CuO para ação antidesgaste
Other Titles: Synthesis process otimization of nanolubricants additive with CuO to antiwear action
Authors: Mello, Valdicleide Silva e
Keywords: Nanopartículas;Manipulação de parâmetros;Aditivos para óleos;Ação antidesgaste
Issue Date: 21-Feb-2017
Citation: MELLO, Valdicleide Silva e. Otimização do processo de síntese de nanolubrificantes aditivados com CuO para ação antidesgaste. 2017. 164f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: O desafio da nanotecnologia aplicada na lubrificação automotiva está no controle e na manipulação de parâmetros de processamento para tornar possível a aplicação de nanopartículas como aditivos para lubrificantes. Tais parâmetros extrapolam apenas uma área do conhecimento, e para obter o êxito, se faz necessário trazer à esta temática conhecimentos multidisciplinares, utilizando de conceitos da química, física, mecânica e tribologia. Nessa tese, foram estudados os efeitos de diferentes parâmetros de processamento citados pela literatura que podem causar melhorias na atuação antidesgaste de nanopartículas em óleos lubrificantes, desde o tamanho, a concentração, a dispersão, o agente de modificação de superfície da partícula, o agente dispersante e a rugosidade dos corpos em contato através de um conjunto de técnicas discutidas ao decorrer do trabalho. Os resultados mostraram que a maior potência (495 W) utilizada durante a síntese de nanopartículas em micro-ondas resultou em menor tamanho de partícula e melhor dispersão no óleo, mas a forma da nanopartícula não foi influenciada. A utilização de ácido oleico, como agente de recobrimento, e tolueno, como dispersante, melhorou a dispersão das nanopartículas no óleo. Foi identificada uma faixa de rugosidade na qual as nanopartículas se depositaram nos sulcos da superfície e atuam positivamente na redução do coeficiente de atrito. Por outro lado, nas condições de baixa e alta rugosidade, o atrito e o desgaste são potencializados. A ação antidesgaste foi melhorada nos níveis mais baixos de concentração de NNP no óleo lubrificante (0,1%) não apenas em estado estacionário, mas também nas etapas de running-in. Nessa tese, após a manipulação de diversos parâmetros de processamento, foram preenchidas lacunas deixadas na literatura em relação aos mecanismos de atuação das nanopartículas quando aditivadas em óleos lubrificantes e foi possível alcançar uma condição na qual as nanopartículas se equiparam aos resultados exibidos com um aditivo comumente usado (ZDDP) .
Abstract: The challenge of nanotechnology applied in automotive lubrication is in control and manipulation of processing parameters to make possible the application of nanoparticles as additives in lubricants. These parameters flee just one area of knowledge, but that, for the success, it is necessary to bring to this theme multidisciplinary knowledge, making use of concepts from chemistry, physics, mechanics and tribology. In this thesis, were studied the effect of the different processing parameters mentioned in the literature that may cause improvement in antiwear performance of nanoparticles in lubricating oils since the size, concentration, dispersion, surface modifying agent particle, dispersing and surface roughness of the bodies in contact through a range of techniques discussed in the course of work. The results showed that the highest power used (495 W) during the synthesis of nanoparticles in a microwave results in smaller particle size and better dispersion in oil. However, the shape of the nanoparticle was not influenced. The use of oleic acid as coating agent and toluene as the dispersant improved dispersion of the nanoparticles in oil. A smoothness range has been identified in which the nanoparticles were deposited on the surface grooves and had a positive effect in reducing friction, but in the conditions of high and low surface roughness, friction and wear are enhanced. The anti-wear action has been improved at the lowest levels of NNP concentration in the lubricating oil (0,1%) not only steady state but also in the running-in too. In this thesis, after manipulation of several processing parameters, some gaps left in the literature were filled regarding the action of nanoparticles mechanisms when additives in lubricating oils. And it was possible to achieve a condition in which the nanoparticles match the results displayed with a commonly used additive (ZDDP).
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24362
Appears in Collections:PPGEM - Doutorado em Engenharia Mecânica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ValdicleideSilvaEMello_TESE.pdf9,44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.