Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/24401
Título: HIV-AIDS: histórias contadas na atenção básica
Autor(es): Freitas, Marise Reis de
Souza, Elizabethe Cristina F. de
Melo, Celeste Maria R.
Palavras-chave: AIDS;Prevenção;Educação;Saúde Básica
Data do documento: 4-Dez-2017
Editor: Editora da UFRN
Referência: FREITAS, Marise Reis de; SOUZA, Elizabethe Cristina F. de; MELO, Celeste Maria R.. HIV-AIDS: histórias contadas na atenção básica. Natal: EDUFRN, 2017. 44 p.
Resumo: As cinco histórias aqui apresentadas fazem parte do conteúdo que compõe o curso Manejo do HIV na Atenção Básica, na modalidade a distância e autoinstrucional, para livre acesso a profissionais do SUS, em especial, para aqueles inseridos na Atenção Básica. As histórias foram elaboradas com base em situações vivenciadas por profissionais que cuidam de pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA) em serviços hospitalares, especializados e de Atenção Básica. A construção de cada história se deu de forma coletiva, com uma equipe multiprofissional composta por docentes e profissionais de saúde – médico, enfermeiro, odontólogo, psicólogo e assistente social. Nessa construção, consideramos os diversos contextos vivenciados nos encontros produzidos entre usuários e profissionais da saúde nos serviços de saúde, para que o material produzido pudesse ser disparador dos conteúdos desenvolvidos no curso. Neste, as histórias são utilizadas como casos problemas para discutir temas diversos, tais como vulnerabilidade às IST/HIV, sexualidade, estratégias de prevenção, diagnóstico e tratamento do HIV, entre outros. A reunião das cinco histórias em uma coletânea, agora disponibilizada em formato impresso, tem o propósito de servir como uma ferramenta para educação permanente das equipes de saúde frente ao desafio de acolher e cuidar das pessoas com HIV na Atenção Básica. Ao final de cada história apresentamos algumas questões que podem servir para essa reflexão.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24401
ISBN: 978-85-425-0703-4
Aparece nas coleções:EDUFRN - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Hiv_sem_marcas.pdf126,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.