Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/24406
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMedeiros, Rex Antônio da Costa-
dc.contributor.authorMoreira, André Bessa-
dc.date.accessioned2017-12-04T20:51:17Z-
dc.date.available2017-12-04T20:51:17Z-
dc.date.issued2017-07-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Rex Antônio da Costa; MOREIRA, André Bessa. MiniTeste: uma ferramenta ágil para aplicação de avaliações personalizadas. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 15, p. 1-10, 2017. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/75126>. Acesso em: 13 out. 2017.pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24406-
dc.description.abstractMethodologies for active learning can profit from the use of technology. In special contexts, such as those of large classes, the help of technological resources is critical. In this paper, we present the MiniTeste tool for creation, management and application of individualized single-question assessments that can be printed or accessed by mobile devices. We discuss how its features contribute to assessment practices based on the recurrent use of key conceptual questions, allowing for realtime adjustments of the pedagogical strategies according to classroom performance. The software was aimed at supporting peer instruction and flipped classroom methodologies in the Brazilian context, but it can also work on other approachespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectInstrução por parespt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectTurmas numerosaspt_BR
dc.titleMiniTeste: uma ferramenta ágil para aplicação de avaliações personalizadaspt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doi10.22456/1679-1916.75126-
dc.description.resumoO uso da tecnologia pode potencializar metodologias que proporcionem uma participação mais ativa dos estudantes. No caso de turmas numerosas, esses recursos tecnológicos tornam-se indispensáveis. Neste artigo, apresentamos a ferramenta MiniTeste para a aplicação e a gestão de avaliações rápidas e individualizadas, em papel ou dispositivo móvel. Discutiremos como suas funcionalidades podem viabilizar, no contexto brasileiro, dinâmicas de avaliação tendo por base testes conceituais curtos e frequentes e a interação entre os estudantes, permitindo a adaptação em tempo real a diferentes cenários de respostas por parte da turma. A ferramenta MiniTeste foi desenvolvida para dar suporte à implantação, em turmas numerosas, da combinação de duas metodologias, a saber, a sala de aula invertida e a instrução por pares, podendo ainda ser usada em vários outros contextospt_BR
Appears in Collections:ECT - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MiniTesteFerramentaÁgil_2017.pdf2,24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.