Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24406
Title: MiniTeste: uma ferramenta ágil para aplicação de avaliações personalizadas
Authors: Medeiros, Rex Antônio da Costa
Moreira, André Bessa
Keywords: Tecnologia educacional;Metodologias ativas;Instrução por pares;Avaliação;Turmas numerosas
Issue Date: Jul-2017
Publisher: Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED)
Citation: MEDEIROS, Rex Antônio da Costa; MOREIRA, André Bessa. MiniTeste: uma ferramenta ágil para aplicação de avaliações personalizadas. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 15, p. 1-10, 2017. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/75126>. Acesso em: 13 out. 2017.
Portuguese Abstract: O uso da tecnologia pode potencializar metodologias que proporcionem uma participação mais ativa dos estudantes. No caso de turmas numerosas, esses recursos tecnológicos tornam-se indispensáveis. Neste artigo, apresentamos a ferramenta MiniTeste para a aplicação e a gestão de avaliações rápidas e individualizadas, em papel ou dispositivo móvel. Discutiremos como suas funcionalidades podem viabilizar, no contexto brasileiro, dinâmicas de avaliação tendo por base testes conceituais curtos e frequentes e a interação entre os estudantes, permitindo a adaptação em tempo real a diferentes cenários de respostas por parte da turma. A ferramenta MiniTeste foi desenvolvida para dar suporte à implantação, em turmas numerosas, da combinação de duas metodologias, a saber, a sala de aula invertida e a instrução por pares, podendo ainda ser usada em vários outros contextos
Abstract: Methodologies for active learning can profit from the use of technology. In special contexts, such as those of large classes, the help of technological resources is critical. In this paper, we present the MiniTeste tool for creation, management and application of individualized single-question assessments that can be printed or accessed by mobile devices. We discuss how its features contribute to assessment practices based on the recurrent use of key conceptual questions, allowing for realtime adjustments of the pedagogical strategies according to classroom performance. The software was aimed at supporting peer instruction and flipped classroom methodologies in the Brazilian context, but it can also work on other approaches
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24406
ISSN: 1679-1916
Appears in Collections:ECT - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MiniTesteFerramentaÁgil_2017.pdf2,24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.