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Título: Ensino de ecologia sob a perspectiva CTS e investigativa: um caminho para o letramento científico
Autor(es): Hora, Bruna Lorena Valentim da
Palavras-chave: Sequência de ensino investigativa;Ensino de biologia;Educação científica
Data do documento: 14-Ago-2017
Referência: HORA, Bruna Lorena Valentim da. Ensino de ecologia sob a perspectiva CTS e investigativa: um caminho para o letramento científico . 2017. 166f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Abstract: The formation for citizenship and a responsible decision-making in a social environment is not important goals for the educational process. The CTS approach and an investigative teaching are essential for the development of skills and values needed to achieve such noble goals to stand out in a scientific literacy. From the hypotheses: (i) teachers have shown difficulties in elaborating teaching proposals in this CTS approach for not understanding the theoretical assumptions, making difficult to incorporate the approach in pedagogical practice; (ii) The training model course offered to the teachers does not promote the appropriation and autonomy needed for the implementation of the CTS approach in a curricular planning; and (iii) The associated use of the CTS approach is efficient to promote the literacy in scientific text to students. The main goal was to evaluate how a group of Biology teachers in Natal-RN understands and applies the CTS approach in favor of the scientific literacy with high school students. In addition, propose as educational product, an investigative sequence with a CTS approach focused to ecology teaching in order to ascertain the potential of CTS teaching and research for the scientific literacy and to contribute with teachers training to potentialize this practice. The data were created from instruments such as: exploratory questionnaire, interview and sequence of research teaching in the CTS perspective on ecology contents. The last one was developed and applied to students in the first year of high school. There are indications, in the analysis of the data, that many teachers present a limited, if not, misleading, view of scientific literacy. It was noticed, that the teachers do not fully understand the meaning of this terminology, although, they point out to know elements intrinsic to it. Complementing the answer, it was evidenced that the CTS approach is understood by most teachers, in a narrow view of the scientific knowledge applicability and in the interaction between C-T-S. In addition, it was evidenced that the courses of continuous training offered have little to contribute to overcome the ideas listed before, which make them obstacles that difficult the effective implementation of the CTS approach and the development of students' scientific literacy. The data obtained from the application of the teaching sequence revealed an important contribution of the CTS approach in the development of skills and essential abilities for scientific literacy. It was noticed in the students' answers the acquisition of scientific terms for social use, attitudes that involve responsible decision-making related to environmental problems and the development of critical thinking by students.
Resumo: A formação para cidadania e a tomada de decisão responsável no meio social são objetivos importantes para o processo educacional. A abordagem CTS e o ensino investigativo mostram-se essenciais para o desenvolvimento de habilidades e valores necessários para o alcance de objetivos tão nobres e, por isso, se destacam como um caminho para o letramento científico. A partir das hipóteses: (i) Os docentes apresentam dificuldades em elaborar propostas de ensino dentro da abordagem CTS por não compreenderem os pressupostos teóricos, dificultando a incorporação dessa abordagem na prática pedagógica; (ii) O modelo de curso de formação oferecido aos professores não promove, significativamente, a apropriação e autonomia necessária para incorporação da prática da abordagem CTS no planejamento curricular; e (iii) O uso associado de abordagem CTS e investigativa é eficaz para promover o letramento científico dos alunos. Objetivou-se avaliar como um grupo de professores de Biologia em Natal-RN compreende e aplica a abordagem CTS e investigativa no sentido de favorecer o letramento científico dos estudantes do ensino médio. E propor como produto educacional, uma sequência investigativa com enfoque CTS para o ensino de ecologia com o intuito de averiguar a potencialidade do ensino CTS e investigativo para o letramento científico e contribuir com a formação de professores para potencializar essa prática. Os dados foram construídos a partir de instrumentos: questionário exploratório e entrevista e sequência de ensino investigativa na perspectiva CTS sobre conteúdos de ecologia. Este último foi elaborado e aplicado para alunos da primeira série de ensino médio. Na análise dos dados há indícios de que muitos professores apresentam uma visão limitada, pra não dizer, errônea acerca do letramento científico. Percebeu-se, que os docentes não compreendem, totalmente, o sentido desta terminologia, embora, apontem conhecer elementos intrínsecos à mesma. Complementando a resposta, foi evidenciado que o enfoque CTS é entendido pela maior parte dos docentes, por uma visão estreitada na aplicabilidade do conhecimento científico e, na interação entre C-T-S. Ademais, evidenciou-se que os cursos de formação continuada ofertados pouco têm contribuindo para superação das ideias supracitadas, tornando-as obstáculos que dificultam a efetiva implementação da abordagem CTS e o desenvolvimento do letramento científico dos discentes. Os dados obtidos a partir da aplicação da sequência de ensino revelaram a importante contribuição das abordagens CTS e investigativa no desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para o letramento científico. Observou-se nas respostas dos alunos, a aquisição de vocábulos científicos para uso social, atitudes que envolvem a tomada de decisão responsável abrangente às problemáticas ambientais, e desenvolvimento de pensamento crítico pelos alunos.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24421
Aparece nas coleções:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

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