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Título: A voz dos estudantes com deficiência intelectual: rebatimentos dos tempos de escola na construção identitária
Título(s) alternativo(s): The voice of students with intellectual disabilities: refutations of school times in the dentity construction
Autor(es): Santos, Rogério Alves dos
Palavras-chave: Deficiência intelectual;Estigma;Identidade
Data do documento: 23-Jun-2017
Citação: SANTOS, Rogério Alves dos. A voz dos estudantes com deficiência intelectual: rebatimentos dos tempos de escola na construção identitária. 2017. 196f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: In the XXI century, despite the speech of especial education in an inclusion perspective, some processes of stigmatization and segregation are still present practices in brazilian school institutions, especially, when it comes to students with Intellectual Disability (ID). In an inclusive aproach, such students inserted in regular schools require modifications, some didactic-pedagogical and attitudinal rearrangements. Thus, the proposed research in this dissertation aims to understand from the life and school histories of young people with ID, how their school trajectories had reverberated in the self-image they establish of themselves, Considering the relationship between the stigma interface, identity and ID. The study aimed to analyze how the school experiences of young people with ID interfere in the formation of their identity. Three young women diagnosed with ID and their respective aunts / mothers had the participation in the study. The applied methodology follows a qualitative approach, guided by the method of oral history of life. In the data construction, the recurrent interview was used, which allowed the apprehension of meanings attributed to the school life by the subjects of the research. We organized the categories as follows: a) school and life trajectories; b) conceptions and experiences of socialization in the regular school; c) schooling processes in regular school. The data analysis allowed us to understand the types of experiences with the stigma which students with ID are experiencing in the school context, considerably broadening the knowledge about the way the process of including people with ID has been done, its advances and its limitations with regards to the guarantee of socialization and schooling in the regular school. We verified, with the study, that the schooling of ID people inserted in regular classes, in the last years elementary and high school, is still characterized by the precariousness of inclusion processes, through the non-acceptance and the establishment of a non-reciprocal mixed contacts, reinforcing the stigma of the non-learning and development of students with ID, as well as the belief that regular school is not their place. At last, one of the lessons (provided by this) dissertation is the need to create a less restrictive school environment for ID students, allowing the construction of identities without limiting and conditioning them to a supposed label, considering the multiplicity of attributes and potentialities that must be effectively developed in the course of a school life, creating new meanings about what is intellectual disability in a school routine.
metadata.dc.description.resumo: No século XXI, apesar do discurso da educação especial em perspectiva inclusiva, processos de estigmatização e de segregação ainda constituem práticas presentes nas instituições escolares brasileiras, sobretudo, quando se trata de alunos(as) com Deficiência Intelectual (DI). Em uma abordagem inclusiva, tais alunos(as) inseridos(as) em escolas regulares demandam modificações e reordenamentos didático-pedagógicos e atitudinais. Assim, a investigação proposta nesta dissertação procurou compreender, a partir das histórias de vida e escolar de jovens com DI, como suas trajetórias escolares reverberaram na autoimagem, considerando a relação entre a interface estigma, identidade e DI. O estudo teve como objetivo analisar como as experiências escolares de jovens com DI interferem na formação da sua identidade. Participaram da investigação três jovens com diagnóstico de DI e suas respectivas tias/mães. A metodologia empregada seguiu a abordagem qualitativa, norteada pelo método de história oral de vida. Na construção de dados, foi utilizada a entrevista recorrente, o que permitiu apreender os sentidos atribuídos à vida escolar pelos sujeitos da pesquisa. Organizamos as categorias da seguinte forma: a) trajetórias escolares e de vida; b) concepções de si e experiências de socialização na escola regular; c) processos de escolarização na escola regular. A análise dos dados permitiu compreender os tipos de experiências com o estigma que os estudantes com DI estão vivenciando no contexto escolar, ampliando consideravelmente os conhecimentos acerca da maneira como o processo de inclusão de pessoas com DI está sendo realizado, seus avanços e limitações no que diz respeito à garantia da socialização e escolarização na escola regular. Verificamos, com o estudo, que a escolarização de pessoas com DI inseridas em salas regulares, nos últimos anos do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, ainda é marcada pela precarização dos processos de inclusão, pela não aceitação e estabelecimento de contatos mistos não recíprocos, reforçando o estigma da não aprendizagem e desenvolvimento dos(as) alunos(as) com DI, bem como a crença de que a escola regular não é o lugar deles. Uma das lições desta dissertação é a necessidade da criação de um ambiente escolar menos restritivo para os(as) alunos(as) com DI, possibilitando a construção das identidades sem limitá-las e condicioná-las a um suposto rótulo, considerando a multiplicidade de atributos e potencialidades que devem ser efetivamente desenvolvidas no decurso da vida escolar, criando novos significados sobre o que é deficiência intelectual no cotidiano escolar.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24438
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