Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24439
Título: Inovação pedagógica, práticas pedagógicas inovadoras e concepções docentes no macrocampo iniciação científica e pesquisa do PROEMI
Autor(es): Lima, Sônia Maria Pereira de
Palavras-chave: Concepções docentes;Inovação pedagógica;Práticas pedagógicas inovadoras;Macrocampo Iniciação Científica e Pesquisa do ProEMI;Desenvolvimento profissional de professores de Ciências da Natureza e Matemática
Data do documento: 3-Mar-2017
Citação: LIMA, Sônia Maria Pereira de. Inovação pedagógica, práticas pedagógicas inovadoras e concepções docentes no macrocampo iniciação científica e pesquisa do PROEMI. 2017. 271f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: This present study is situated in the Basic Education field, taking High School teachers` conceptions pedagogical innovation and innovator practicing of scientific initiation and innovator on High School Research Program as central features. Within that intention, it has been targeted analytical efforts to study the teachers pedagogical innovation conceptions about Natural Science and Mathematics on macro research scientific initiation context of macro field initiation and Pro-Emi research, to know what the teachers think and do with their teaching-apprenticeship. From the methodological point of view, it´s been realized a qualitative study with exploratory-descriptive approach research, and as data collecting tools, the half structured interviews which were applied to ten (10) teachers from the state public schools, localized in our Southern Rural Pernambuco State area zone in the period between May and June of 2016. Those data have been codified and tabulated with a descriptive statistic support as data technique treatment, and based on that measure, it´s been built tables, grills and graphics as measure to analyze half structured interviews; it´s been used the content analysis by Bardim( 1977;2010), and to make it better to understand the teacher`s knowledge level, it was triangular data technique, which one helped the result crossing collected through different sources as measures of interpretations improvement on each study question. This essay is structured to six chapters as following: 1) Delineation of the object study. 2) An innovate High School Program and the macro field of scientific initiation and research. 3) The scientific initiation and the research on Pro-Emi.4) The Pedagogical innovation. 5) Methodology. 6) Data analysis. The results allowed how to know that the teachers have limited conceptions about pedagogical Innovation which reflects as difficulties to make a plan for innovator pedagogical practices within scientific initiation macro field context and Pro-Emi . Among these limited knowledge of pedagogical innovation is, and as that knowledge as produced in classroom, which makes creativity distant, and the dialog inter -disciplinary of teaching apprenticeship measure, once these are characteristic items of a synthesis of the study, on final considerations. The teachers´ speech indicates the continuous education as necessary to make them able to think about innovator pedagogical practicing, nowadays. Finally, it´s been shown an abstract of the final considerations, focusing on its importance for the teaching corporation practicing up date at the continuous education moments, and for the teachers professional development.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo situa-se no campo da Educação Básica, tomando a prática e as concepções de docentes do ensino médio sobre inovação pedagógica e práticas inovadoras de iniciação científica e pesquisa no Programa Ensino Médio Inovador, como aspectos centrais. Com essa pretensão, direcionou-se os esforços analíticos para estudar as concepções de inovação pedagógica e as práticas pedagógicas inovadoras de professores de Ciências da Natureza e Matemática no contexto do macrocampo iniciação científica e pesquisa do ProEMI, no intuito de conhecer o que pensam e fazem os professores no processo ensino-aprendizagem. Do ponto de vista metodológico, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa com estudo descritivo, exploratório e, como instrumento de coleta de dados, a entrevista semi estruturada, a qual foi aplicada a dez (10) professores de duas escolas estaduais, localizadas no Agreste Meridional do Estado de Pernambuco, no período de maio a junho do ano de 2016. Os dados foram codificados e tabulados com a ajuda de estatística descritiva como técnica de tratamento de dados e com base nesse procedimento, foram construídas tabelas, grelhas e gráficos. Como procedimento para análise das entrevistas semiestruturadas, utilizou-se a análise de conteúdos de Bardin (1977; 2010) e para melhor compreender o nível de conhecimento dos professores utilizou-se a técnica de triangulação dos dados, a qual favoreceu o cruzamento de resultados coletados através de diferentes fontes como procedimento de enriquecimento das interpretações de cada questão de estudo. Esta dissertação está estruturada em seis capítulos, a saber: 1) Delineamento do objeto de estudo; 2) Programa Ensino Médio Inovador e o macrocampo iniciação científica e pesquisa; 3) A Iniciação científica e pesquisa no ProEMI; 4) A Inovação Pedagógica; 5) Metodologia. 6)Análise de dados. Os resultados permitiram conhecer que os professores têm concepções limitadas sobre inovação pedagógica que refletem como dificuldades para o planejamento de praticas pedagógicas inovadoras no contexto do macrocampo de iniciação científica e pesquisa do ProEMI. Dentre estas, conhecimentos limitados sobre o que é inovação pedagógica e como esse conhecimento é produzido em sala de aula, o que distancia a criatividade e o dialogo interdisciplinar do processo de ensino e aprendizagem, uma vez que estes são elementos característicos da inovação. As falas dos professores indicam a formação como necessária para que possam pensar práticas inovadoras nos dias atuais. Por fim, apresentamos uma síntese do estudo nas considerações finais, enfatizando sua relevância para a atualização da prática docente nos momentos de formação continuada e à melhoria do desenvolvimento profissional dos professores.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24439
Aparece nas coleções:PPGED - Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SoniaMariaPereiraDeLima_DISSERT.pdf5,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.