Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/24459
Título: Saberes, movimentos e territorialidades: experiências no Assentamento Quilombo dos Palmares II (Macaíba/RN)
Autor(es): Carvalho, Luna Dalla Rosa
Orientador: Schwade, Elisete
Palavras-chave: Territorialidades;Campesinidade;Saberes tradicionais;Relações de gênero
Data do documento: 11-Set-2017
Referência: CARVALHO, Luna Dalla Rosa. Saberes, movimentos e territorialidades: experiências no Assentamento Quilombo dos Palmares II (Macaíba/RN). 2017. 177f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: O presente estudo é fruto de pesquisa de mestrado e tem como foco a forma como os saberes ligados ao trabalho com a terra são vivenciados no contexto de um assentamento de reforma agrária. O assentamento em questão é o Projeto de Assentamento Quilombo dos Palmares II, localizado em Macaíba/RN, que se encontra na região metropolitana de Natal. A luta pela terra, as migrações, as memórias da vida das famílias nos dão o chão por onde pisar a fim de entender as territorialidades construídas no espaço do assentamento. Também são analisadas as negociações feitas com as normatividades instituídas pelo INCRA (Instituto de Colonização e Reforma Agrária) e órgãos de controle ambiental e também com as condições materiais deixadas pelos usos anteriores dados a terra do assentamento. Passa-se por isso para adentrar os quintais, os lotes e as residências das famílias, na busca por compreender os saberes passados de geração em geração em cada contexto familiar, as técnicas e práticas próprias de cada família, os conhecimentos gerados em cada trajetória, as identidades e os projetos que perfazem a vida ligada ao trabalho na terra e a forma como estes saberes e conhecimentos se atualizam nas novas condições de vida. Por fim, são apresentadas algumas experiências de mulheres do assentamento abordando problemáticas referentes às relações de gênero, multifuncionalidade e a invisibilidade do trabalho de mulheres agricultoras. Também trazemos uma reflexão dos saberes diferenciados de homens e mulheres no cuidado com plantas, animais e pessoas e relacionados às socializações e inserções diferenciadas na vida agrícola.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24459
Aparece nas coleções:PPGAS - Mestrado em Antropologia Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SaberesMovimentosTerritorialidades_Carvalho_2017.pdf10,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.