Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/24480
Título: Espaço da música e dança: anteprojeto de edifício cultural com sala de apresentação multiuso desenvolvida a partir de parâmetros acústicos para a cidade de Natal/RN
Autor(es): Dantas Filho, Francisco Ricardo Avelino
Orientador: Dantas, George Alexandre Ferreira
Palavras-chave: Projeto;Sala de apresentações;Acústica arquitetônica;Condicionamento acústico
Data do documento: 28-Jul-2017
Referência: DANTAS FILHO, Francisco Ricardo Avelino. Espaço da música e dança: anteprojeto de edifício cultural com sala de apresentação multiuso desenvolvida a partir de parâmetros acústicos para a cidade de Natal/RN. 2017. 197f. Dissertação (Mestrado Profissional em Arquitetura, Projeto e Meio Ambiente) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: Este trabalho relata as etapas de pesquisa e concepção de um anteprojeto de arquitetura de um edifício com locais de ensaios de música e dança, contendo sala de apresentação multiuso desenvolvida a partir de parâmetros acústicos e visuais. Justifica-se na medida em que a utilização de diretrizes acústicas e visuais em uma sala de apresentações proporciona nível de conforto satisfatório, tanto para os artistas quanto para o público. Com base em estudos de condicionamento acústico desses espaços, se defende que a inserção de diretrizes projetuais acústicas e visuais no início do processo de projeto dessas salas venha minimizar problemas futuros durante o desenvolvimento do projeto específico feito por profissional especialista em acústica. Para embasar o desenvolvimento da proposta, foi realizada revisão bibliográfica para identificação de diretrizes projetuais que favoreça o condicionamento acústico e visibilidade em salas de apresentações sendo aplicados na concepção do projeto. Durante a pesquisa foram realizadas simulações em softwares de acústica para validação das soluções propostas.
Abstract: This work reports the research and conception stages of an architectural design for a building with music and dance venues containing a multipurpose presentation room developed with acoustic and visual parameters. It is justified because the use of acoustic and visual guidelines in a Concert Hall provides a satisfactory comfort level for both artists and the public. Based on acoustic conditioning studies of those spaces, it is argued that the insertion of acoustic and visual design guidelines at the beginning of the design process for these rooms will minimize future problems during the development of the specific project done by a professional expert in acoustics. To support the development of the proposal, a bibliographical review was made to identify design guidelines that favor acoustic conditioning and visibility in presentation rooms being applied during the conception of the project. During the research, simulations were performed in acoustic software to validate the proposed solutions.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24480
Aparece nas coleções:PPGAPM - Mestrado profissional em Arquitetura, Projeto e Meio Ambiente

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EspacoMúsicaDanca_DantasFilho_2017.pdf24,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.