Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/24528
Título: Trajetória da televisão no Rio Grande do Norte: a fase analógica
Autor(es): Kneipp, Valquíria A. P. (Org.)
Palavras-chave: Televisão;Trajetória
Data do documento: 22-Dez-2017
Editor: Editora da UFRN
Referência: KNEIPP, Valquíria A. P. (Org.). Trajetória da televisão no Rio Grande do Norte: a fase analógica. Natal: EDUFRN, 2017. 242 p.
Resumo: Esta coletânea de artigos, organizada por Valquíria Kneipp se propõe a resgatar parte da história, a chegada da TV no Rio Grande do Norte, durante a fase denominada analógica, e também tratar de temas relativos à história da mídia, como metodologias, memória e retransmissoras. O livro está dividido em duas partes, totalizando nove capítulos. A primeira parte engloba quatro capítulos, dos quais os dois primeiros são de contextualização, o inicial sobre a evolução da TV no Estado e o segundo sobre a implantação da mídia eletrônica no Nordeste. Os outros dois capítulos apresentam reflexões metodológicas sobre como estudar historicamente a televisão no Brasil. Já na segunda parte, no quinto capítulo, Ciro Pedroza apresenta suas anotações, enriquecidas com notas de pé de página, caracteriza-se como sendo um texto bem elaborado da história da primeira emissora de Televisão do Rio Grande do Norte. Cristina D’Oliveira Vidal Bezerra, no sexto capítulo, dedica sua atenção à primeira emissora comercial do Estado: a TV Ponta Negra. Ela constrói um perfil atual dessa emissora e sua atuação no Estado por meio de artigos e documentos, vídeos e documentários e uma série de entrevistas com o objetivo de elaborar sua narrativa histórica, passando para o leitor, com segurança, informações e fatos relevantes da chegada e do desenvolvimento da TV comercial em Natal. O sétimo capítulo, assinado por Alisson Santos e Juliana Holanda, trata da história da TV Cabugi, afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Norte, com uma visão panorâmica bem concatenada com o processo de implantação da emissora na década de 1980 do século passado. No oitavo capítulo, Gustavo Fernandes e Emanoel dos Santos concentram atenção na história da TV Band Natal, além de mapear a mídia televisiva potiguar. Os autores também fizeram uma ampla investigação no acervo acadêmico da biblioteca da UFRN, identificando aqueles que agregassem valor à história da televisão. Em síntese, os autores apresentam a história, cheia de altos e baixos, da TV Band no Rio Grande do Norte, a quinta emissora a ser instalada no Estado. Para encerrar o livro, encontra-se a história da TV Tropical, assinada por Juliana Hermenegildo, que aborda a instalação da emissora na cidade de Natal, tendo como pano de fundo as relações econômicas e políticas da região que retardaram a chegada e ainda prejudica o desenvolvimento da mídia televisiva no Rio Grande do Norte.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24528
ISBN: 978-85-93839-08-5
Aparece nas coleções:EDUFRN - Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trajetoria_da_TV_no_RN_a_fase_analogica.pdf2,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.